No domingo (8), a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP) do Rio de Janeiro encerra o recebimento de inscrições para o concurso público que está promovendo em parceria com a Fundação Ceperj, com o intuito de preencher 800 vagas de inspetor de segurança, sendo 640 para homens e 160 para mulheres. Do total de oportunidades, 20% é reservada a candidatos negros e índios.
Para ingressar na carreira é preciso, além de ser aprovado em todas as etapas da seleção, ter nível médio completo e carteira de habilitação. A remuneração é de R$ 2.896,06 e a carga horária é de 24 horas de trabalho por 72 horas de folga.
Os interessados podem garantir participação via internet, no site da Ceperj (www.ceperj.rj.gov.br); ou presencialmente, em dias úteis, das 10 às 16h, na sede da organizadora, localizada na avenida Carlos Peixoto, nº 54, no bairro de Botafogo, na capital fluminense. A taxa de inscrição é de R$ 80 – a isenção do pagamento poderá ser solicitada no site da Ceperj, por candidatos que comprovarem não ter condições de arcar com o valor estipulado.
O processo seletivo será composto por prova escrita de conhecimentos, prova de capacidade física, exame psicotécnico, exame de sanidade física e mental, investigação de comportamento social e curso de formação profissional. As quatro primeiras etapas são de competência da Ceperj; as duas últimas, da SEAP-RJ.
A prova escrita, primeira fase da seleção, será aplicada no dia 6 de maio, nas cidades de Araruama, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Niterói, Rio de Janeiro, São Gonçalo e Volta Redonda. Os horários e locais do exame serão divulgados, no fim de abril, pela comissão de organizadores do concurso.
O prazo de validade do concurso é de um ano, podendo ser prorrogado por mais um.
Leandro Cesaroni