Inscrições para oficial encerram-se hoje

Para participar é preciso pagar uma taxa no valor de R$ 50.

Redação   Publicado em 14/05/2010, às 10h53

Hoje é o último dia do período de inscrições para o processo seletivo de admissão ao curso de adaptação para segundo oficial de náutica da Marinha Mercante, organizado pelo Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA).

As 60 oportunidades oferecidas na seleção são destinadas a candidatos com idade entre 18 e 40 anos, que tenham nível superior em engenharia, astronomia, oceanografia, meteorologia, matemática, física, química, química industrial, estatística, tecnólogo em sistemas de navegação fluvial ou tecnólogo naval. Caso a graduação tenha ocorrido há mais de cinco anos, o candidato deverá estar exercendo a atividade correspondente à graduação ou ter exercido por um ano, nos últimos cinco anos.

As inscrições podem ser realizadas no site do CIAGA (www.ciaga.mar.mil.br), mediante pagamento da taxa de participação, no valor de R$ 50.

A seleção será composta por inscrição, prova de títulos, avaliação de atestados e exames médicos, teste de suficiência física, período de adaptação e matrícula.

Leandro Cesaroni

Veja também:

Aeronáutica: corporação oferece 443 vagas em todo o país

MPA: aberto concurso com 100 vagas em todo o Brasil

Sobre Marinha - Marinha do Brasil

Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.

A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.