De acordo com o edital, para concorrer a uma das colocações é necessário ter idade entre 14 e 22 anos no ato da contratação, dentre outros requisitos
Douglas Terenciano Publicado em 29/02/2016, às 14h08
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos está com inscrições abertas para seu processo seletivo que visa a contratação de jovens aprendizes na formação de assistente administrativo. Em edital de retificação publicado no último dia 26 de fevereiro, o número de vagas foi alterado para 3.882. Além disso, a seleção prevê formação de cadastro reserva. As oportunidades estão distribuídas por todas as regiões do país - a relação de vagas por Estado e município pode ser consultada ao lado, no anexo I da notícia.
De acordo com o edital, para concorrer a uma das colocações de jovem aprendiz dos Correios é necessário ter idade entre 14 e 22 anos no ato da contratação (a idade máxima prevista não se aplica aos candidatos com deficiência); cursar no mínimo o nono ano do ensino fundamental; estar matriculado e frequentando a escola, caso não haja concluído o ensino médio; não ter sido contratado anteriormente como jovem aprendiz pelos Correios e/ou mantido vínculo empregatício com a empresa; não haver concluído, a qualquer tempo, curso de aprendizagem de conteúdo programático similar ou idêntico ao proposto nesse programa de aprendizagem; ter disponibilidade para cumprir a jornada de aprendizagem, no turno para o qual se inscreveu; ter noções básicas de editores de texto, planilhas, navegação e pesquisa na internet utilizando em computadores desktop ou notebook; aderir e se comprometer a cumprir o Código de Ética e Normas de Conduta dos Correios e os demais regulamentos da empresa; e comprovar que possuía na inscrição idade de acordo com a faixa etária de sua escolha.
Para os aprendizes maiores de 18 anos serão reservadas 10% das vagas oferecidas por cidade/município e turno de vagas.
Cadastre seu currículo por 7 dias gratuitos para concorrer a vagas de emprego
O valor da bolsa-auxílio para jovens aprendizes dos Correios é de R$ 413,33. Os aprovados contarão, ainda, com vale-transporte e vale-refeição, por jornada semanal de 20 horas, durante 12 meses.
A processo seletivo será simplificado. Os candidatos serão classificados em função da soma das pontuações referentes à: renda familiar, aprovação escolar referente ao último ano letivo cursado e concluído, participação em programas sociais e ano em que está cursando. As pontuações para cada um desses quesitos podem ser consultadas no edital anexo à notícia.
A convocação dos aprovados será feita conforme a necessidade de cada unidade dos Correios.
Atribuições do jovem aprendiz dos Correios
Deslocar documentos entre as áreas internas; receber e expedir documentos; arquivar documentos; repor material de expediente; apoiar a realização de eventos (organizar ambientes); verificar equipamentos/materiais conforme o solicitado; manter arquivos ordenados e atualizados; executar serviços em meios eletrônicos, tais como elaborar planilhas, digitar expedientes e contatar por mensagens eletrônicas os clientes internos; transmitir e receber documentos por fax; realizar serviços reprográficos; utilizar multimídia e retro projetor; realizar atendimento telefônico; auxiliar na entrega de senhas e organização de filas, fornecendo informações necessárias ou encaminhando os clientes conforme o serviço solicitado; prestar informações sobre os serviços e produtos da ECT, cumprir as atividades previstas no curso de aprendizagem coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI.
Interessados em concorrer a uma das colocações disponíveis podem efetuar a inscrição gratuitamente até o dia 13 de março, exclusivamente no site www.correios.com.br, acessando a aba “Concursos”, no fim da página.
O resultado final será divulgado no Diário Oficial da União e no portal do Correios, em até 30 dias após o encerramento das inscrições.
Veja também: Correios reavaliam carência de pessoal para novo concurso
Para a realização do curso de aprendizagem, os aprovados no processo de seleção serão matriculados no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
Implantado em 2010, o programa de jovens aprendizes dos Correios tem como objetivo o desenvolvimento de jovens por meio da educação técnico-profissional, do estímulo à prática da cidadania e de valores éticos, contribuindo com a preparação para o mundo do trabalho.
No decorrer da validade do processo seletivo, algumas turmas poderão ser realizadas a partir de 2017.
Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663, com a criação do Correio-Mor no Rio de Janeiro, então capital da Colônia. Em 1931 o decreto 20.859, de 26 de dezembro de 1931 funde a Diretoria Geral dos Correios com a Repartição Geral dos Telégrafos e cria o Departamento dos Correios e Telégrafos. A ECT foi criada a 20 de março de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações mediante a transformação da autarquia federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT). Nos anos que se seguiram, vários serviços foram sendo incorporados ao portfólio da empresa.
Além dos tradicionais serviços de cartas, malotes, selos e telegramas, entre os novos serviços podem ser destacados os pertencentes à família Sedex, serviço de encomendas expressas. Impulsionados pelas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais, os Correios iniciaram em 2011 um profundo processo de modernização. Com a sanção da Lei 12.490/11, a empresa teve seu campo de atuação ampliado e foi dotada de ferramentas modernas de gestão corporativa para enfrentar a concorrência. Com a nova lei, os Correios podem atuar no exterior e nos segmentos postais de serviços eletrônicos, financeiros e de logística integrada; constituir subsidiárias, adquirir controle ou participação acionária em empresas já estabelecidas e firmar parcerias comerciais que agreguem valor a sua marca e a sua rede de atendimento.
Ao todo são mais de cem produtos e serviços oferecidos pela maior empregadora do Brasil (no início de 2008 com mais de 109 mil empregados próprios, além dos terceirizados), sendo a única empresa a estar presente em todos os municípios do país, com uma vasta rede de unidades próprias e franqueadas. Diversos dos produtos e serviços da ECT podem ainda ser adquiridos pela internet.