João Monlevade: vagas para agente comunitário de saúde

Concurso tem dez vagas imediatas, além de cadastro reserva (CR). Presenciais, inscrições são gratuitas. Contratações terão caráter temporário e candidatos devem morar na área de atuação

Samuel Peressin   Publicado em 01/08/2016, às 11h50

A Prefeitura de João Monlevade, no Estado de Minas Gerais, tem processo seletivo simplificado em andamento para carreira de agente comunitário de saúde. São oferecidas dez vagas, além de formação de cadastro reserva (CR), com salário de R$ 1.131,02 e jornada semanal de 40 horas.

As contratações terão caráter temporário de um ano, havendo possibilidade de prorrogação uma vez, pelo mesmo período. O cargo requer ensino fundamental completo.

Além disso, os candidatos devem residir na área de atuação. As chances para início imediato estão distribuídas entre as seguintes localidades: ESF Petrópolis (1), ESF Teresópolis (2), ESF José Eloi (3), ESF São João (1), ESF Boa Vista (1), ESF Cruzeiro Celeste (1) e ESF Vila Tanque (1).


Inscrições e provas do concurso de João Monlevade


As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas presencialmente, na Secretaria Municipal de Saúde (avenida Getúlio Vargas, 2.640, Belmonte), entre 8 e 12 de agosto, das 8h às 11h e das 13h às 16h. É preciso apresentar CPF, RG e comprovantes de endereço e escolaridade.

Os candidatos às carreiras do concurso público da Prefeitura de João Monlevade serão avaliados por meio de prova objetiva com 30 perguntas, sendo dez de português, dez de conhecimentos específicos, cinco de saúde pública e cinco de matemática. A aplicação está prevista para 21 de agosto, entre 14h e 17h.

Sobre Prefeitura João Monlevade

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.