O concurso havia sido prorrogado no dia 16 de junho.
Redação Publicado em 30/06/2009, às 14h25
A Marinha recebe só até hoje as inscrições para o processo seletivo de admissão à Escola Naval (PSAEN 2009), que vai preencher 55 oportunidades a aspirantes. O período de inscrições havia sido prorrogado no dia 16.
As inscrições poderão ser realizadas presencialmente, até as 16h30, nas Organizações Responsáveis pela Divulgação e Inscrição (ORDI) relacionadas no anexo I do edital; ou via internet, pelo site da Marinha (www.ensino.mar.mil.br). A taxa de participação é de R$ 55.
Os interessados devem ser solteiros, não ter filhos, ter nível médio completo, ter 18 anos completos e menos de 23 anos no primeiro dia do mês de janeiro do ano do início do curso, previsto para 3 de fevereiro de 2010 (nascidos entre 2 de janeiro de 1987, inclusive, e 1 de janeiro de 1992, inclusive).
O processo seletivo é constituído de prova escrita objetiva de matemática e física, prova escrita objetiva de português e inglês, prova de expressão escrita, verificação de dados biográficos, seleção psicofísica, teste de suficiência física e exame psicológico.
Confira as datas dos exames no cronograma do edital.
Ciclo escolar
O ciclo escolar, realizado pelo aluno na graduação de aspirante, terá duração de quatro anos letivos sob regime de internato. Cada ano letivo compreenderá um período de verão e um período acadêmico.
Durante o período de verão serão realizados o estágio de adaptação para os aspirantes do 1º ano, o estágio de sobrevivência no mar e na selva para os aspirantes do 2º ano e viagens de instrução para os aspirantes do 3º ano. Ao passo que no período acadêmico serão realizadas as atividades de ensino, treinamento físico e formação militar-naval.
Os aspirantes que concluírem com aproveitamento o ciclo escolar serão matriculados no ciclo pós-escolar e, simultaneamente, declarados guarda-marinha.
O curso é totalmente gratuito além de ser proporcionado ao aluno alimentação, uniforme, vencimentos e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.
Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.
A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.