São 44 vagas para Corpo de Engenheiros da Marinha com inscrições através do site www.densm.mar.mil.br.
Redação Publicado em 25/03/2008, às 09h58
Hoje (25) é o último dia para inscrições no Processo Seletivo de Ingresso no Corpo de Engenheiros 2008 da Marinha.
No total, serão oferecidas 44 vagas, distribuídas entre as seguintes especialidades de Engenharia: Aeronáutica (2), Cartográfica (2), Civil (5), de Sistemas de Computação (2), Elétrica (6), Eletrônica (6), Materiais (2), Mecânica (04), Mecânica Aeronáutica (2), Mecatrônica (2), Naval (4), Produção Industrial (02), Química (3) e Telecomunicações (2).
O ingresso no Corpo de Engenheiros ocorrerá no posto de Primeiro-Tenente. Para tanto, os candidatos deverão ter obtido aprovação em todas as fases da seleção: CFO (Curso de Formação de Oficiais) e EA (Estágio de Aplicação). Somados, ambos têm a duração de 39 semanas.
Quem pode concorrer
Os candidatos que quiserem participar dessa seleção deverão atender a alguns requisitos, entre eles: ter menos de 32 anos em 30 de março de 2009, data de início do curso (nascidos a partir de 31/3/1977); ter concluído o curso de Engenharia, relativo à profissão que concorre, até 16/3/2009, data prevista para a verificação de documentos; estar registrado no órgão fiscalizador da profissão, até a data prevista para a verificação de documentos.
Inscrições
Os interessados poderão inscrever-se, na página oficial da Diretoria de Ensino da Marinha - DensM na Internet (www.densm.mar.mil.br ), clicando no link “Concursos” e, na seqüência, em “Processo Seletivo para Ingresso no Corpo de Engenheiros da Marinha-2008”. O valor da taxa de participação é de R$ 62,00.
Quem preferir, pode efetuar sua inscrição até às 16h30, nas Organizações da Marinha Responsáveis pela Divulgação e Inscrição (ORDI), cujos endereços podem ser conferidos no edital dessa seleção.
Outras informações
A prova de Expressão Escrita, composta por redação e tradução de texto em inglês, será aplicada no dia 7 de junho. No dia seguinte (8/6), os participantes serão submetidos ao exame de Conhecimentos Profissionais. Outras informações sobre a seleção podem ser conferidas no edital do concurso.
Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.
A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.