11,7 mil concorrem a escrivão na Polícia Civil de SP

Município que recebeu o maior número de interessados foi São Paulo, com 5.416 participantes. Na outra ponta da lista está a cidade de Piracicaba, com 319

Redação   Publicado em 30/01/2013, às 12h40

O novo concurso que irá completar 244 vagas de escrivão na Polícia Civil de São Paulo conta com 11.714 candidatos inscritos, de acordo com a Fundação Vunesp, empresa organizadora do processo seletivo. São colocações destinadas a quem tem o nível superior em qualquer área e CNH categoria “B”.

O município que recebeu o maior número de interessados foi São Paulo, com 5.416 participantes. Na outra ponta da lista está a cidade de Piracicaba, com 319. A distribuição completa, feita por cada região, pode ser consultada no anexo ao lado.

Vagas de escrivão

Do total de ofertas, 5% são destinadas a pessoas com deficiência, desde que ela seja compatível com a função.

A remuneração durante o curso de formação é de R$ 2.758,34, correspondente à soma dos valores do salário-base, da gratificação pelo regime especial de trabalho policial (RETP) e do adicional de local de exercício de nível.

Avaliação

A seleção contará com seis etapas consecutivas de avaliação, sendo prova preambular, de caráter eliminatório e classificatório; prova escrita, também eliminatória e classificatória; prova de aptidão psicológica, eliminatória; prova de aptidão física, eliminatória; comprovação de idoneidade e conduta escorreita, mediante investigação social, eliminatória; e prova de títulos, apenas classificatória.

A prova preambular, prevista para 24 de fevereiro, acontecerá nos municípios de Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba. A prova escrita será realizada somente em São Paulo e terá duração máxima de 2 horas.

As disciplinas cobradas são língua portuguesa, noções de direito, noções de criminologia, noções de lógica e de informática.

George Corrêa

Sobre Vunesp

Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o  vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.