Itapuí/SP define banca para concurso

O concurso da prefeitura de Itapui contará com uma oferta de 37 vagas, distribuídas por diversos cargos. Publicação do edital deve ocorrer já nos próximos dias

Fernando Cezar Alves   Publicado em 02/02/2016, às 11h00

A Prefeitura de Itapuí, no interior paulista, a 324 km da capital, próxima a Bauru, confirmou a banca organizadora do seu concurso público. A escolhida é a Consesp e, com isto, a publicação do edital de abertura de inscrições pode ocorrer já nos próximos dias, assim que fechado o cronograma do certame com a escolhida.

Ao todo serão oferecidas 37 vagas, distribuídas por 17 cargos, para quem possui do ensino fundamental ao nível superior. A distribuição de vagas, salários e exigências poderão ser conferidas no edital de abertura de inscrições.

As oportunidades serão para os cargos de agente comunitário de saúde, agente de licitação, enfermeiro padrão, engenheiro civil, farmacêutico, fisioterapeuta, médico PSF, merendeira, motorista, nutricionista, professor de artes, professor de educação básica, professor de educação especial, professor de educação infantil, professor de inglês, servente e técnico de enfermagem.

Este será o segundo concurso realizado pela administração do prefeito José Eduardo Amantini (PSDB) e, de acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a ênfase será para os cargos da área de educação, que tem recebido investimentos desde 2013. Além de melhorias nas escolas já existentes, com a inclusão de aulas de inglês de 1º ao 5ª anos, também será necessária a contratação de pessoal para novas creches-escolas.  

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.