Itatira/CE oferece 211 vagas e paga até R$ 7 mil

Prefeitura também formará cadastro reserva. Inscrições devem ser realizadas, presencialmente, até o dia 13 de maio

Sabrina Machado   Publicado em 03/05/2013, às 11h38

Distante 176 km da capital Fortaleza, o município de Itatira (CE) abriu inscrições para concurso público que tem o intuito de preencher 211 vagas, além de formar cadastro reserva. Do total de ofertas, nove serão destinadas a candidatos com deficiência. Os vencimentos variam entre R$ 678 e R$ 7.000. 
Candidatos alfabetizados concorrem às funções de auxiliar de serviços gerais (10 + 1PCD) e vigia (10 + 1PCD). Já aqueles que concluíram o ensino fundamental disputam às vagas de agente comunitário de saúde (19), agente de endemias (12 + 1PCD), motorista – com Carteira Nacional de Habilitação na categoria B (15 + 1PCD) e motorista – com CNH na categoria D (12 + 1PCD).
Em nível médio, há vagas de auxiliar administrativo (19 + 1PCD), auxiliar de enfermagem (4), auxiliar de saúde bucal (8), inspetor sanitário (2), técnico em enfermagem (14 + 1PCD) e técnico em prótese dentária (1). Alguns cargos exigem curso na área e registro profissional.
Para concursandos de nível superior há ofertas de assistente social (2), cirurgião dentista (7), enfermeiro (8), farmacêutico (1), fisioterapeuta (2), médico (1), psicólogo (2), veterinário (1) e psicopedagogo (2). Além dessas, são oferecidas vagas de professor de educação básica nas seguintes áreas: séries iniciais do ensino fundamental (19 + 1PCD), ciências da natureza/matemática (10 + 1PCD), cultura e sociedade (6), educação especial (2), linguagem e códigos (9) e educação física (4).
Como participar – As inscrições devem ser realizadas pessoalmente ou por procuração junto à sede da prefeitura (rua Padre José Laurindo, 1.249, Centro), das 8h às 12h e das 13h às 16h, até o dia 13 de maio. As taxas de participação variam entre R$ 40 e R$ 100.
Todos os candidatos passarão por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de quatro horas. A data e o horário serão divulgados após o encerramento do prazo de inscrição. 

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.