Itu/SP revela organizadora do próximo concurso

Mais recente seleção da prefeitura ocorreu em maio de 2013 e contou com 126 oportunidades

Sabrina Machado   Publicado em 08/01/2014, às 11h56

Saiu, no Diário Oficial do Estado de São Paulo desta quarta-feira (8), o nome da empresa vencedora do pregão presencial para organizar o próximo concurso público da Prefeitura de Itu (SP). O Instituto Universal de Desenvolvimento Social (Iuds) foi contrato para planejar e preparar o certame.
O mais recente concurso público da prefeitura contou com 126 oportunidades de níveis fundamental e médio distribuídas em dois editais. As remunerações oferecidas oscilaram entre R$ 690,46 e R$ 1.351,88. Na ocasião, a seleção foi organizada pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam). 
No primeiro documento estavam as ofertas de ensino fundamental nos cargos de ajudante de serviços gerais, auxiliar de monitor de educação básica, auxiliar de monitoria; jardineiro; maqueiro; meio oficial de conservação predial – pedreiro, encanador, pedreiro e marceneiro; oficial de manutenção de veículos; operador de equipamento leve; operador de moto serra; operador de radio comunicação e telefonia; operador de roçadeira costal; recepcionista; servente escolar; vigia patrimonial; e zelador predial.
Já o segundo edital continha os postos de nível médio nas carreiras de agente administrativo; agente de controle de vetores; agente funerário; assistente de gestão; audiotecário; auxiliar administrativo; cuidador; desenhista – técnico; fiscal de obras e posturas; inspetor de alunos; instrutor técnico de formação profissional educação – Auto Cad, corte e costura, desenho técnico mecânico, eletricista, estética e beleza, informática, marcenaria, metrologia; monitor cultural – técnico; monitor de atividades artesanais; monitor de informática; monitor de recepção e recreação; operador de call center; técnico em enfermagem, técnico em contabilidade; técnico em geoprocessamento; técnico em higiene dental;  técnico em informática – web designer; e técnico em informática – processamento.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.