Haverá oportunidades para a prefeitura, a Fundação Cultural, o Hospital São José e o Ittran. No momento, a prefeitura está em fase de contratação da empresa organizadora
A Prefeitura de Joinville, no Estado de Santa Catarina, realizará um concurso público 681 oportunidades de todos os graus de escolaridade e um processo seletivo com 60 vagas para a carreira de agente comunitário de saúde, totalizando 716 ofertas. As oportunidades serão distribuídas entre a prefeitura, a Fundação Cultural de Joinville, o Hospital Municipal São José e o Ittran.
Candidatos com diploma de graduação concorrerão aos postos de advogado, analista de TI, arqueólogo, arquiteto, arquivologista, biólogo, contador, engenheiro (agrimensor, agrônomo, cartógrafo, civil, de alimentos, eletricista, sanitarista e de segurança do trabalho), enfermeiro, especialista cultural (museus, preservação e restauração, e tradução), extensionista rural II, fiscal de tributos, físico médico, fisioterapeuta, geólogo, historiador, jornalista, médico em 23 especialidades, odontólogo em 11 funções, procurador, psicólogo, relações públicas, supervisor escolar e terapeuta ocupacional.
Também em nível superior, haverá oportunidades para professores especializados em canto, contrabaixo elétrico, história da música, linguagem musical adulto/infantil, percussão, piano, saxofone, violino, artes plásticas, ballet clássico, dança contemporânea, escultura, jazz, teatro, tecelagem/tapeçaria, educação infantil, ensino fundamental/séries iniciais, ciências agrícolas, religião, português, educação física, artes e inglês.
Ensino médio será imprescindível para as funções de agente administrativo, almoxarife, assistente cultural (encadernador, monitor de museus, tradutor), auxiliar de câmara escura, auxiliar de topógrafo, auxiliar escolar, educador, eletricista, fiscal de obras e posturas, fiscal de transportes, mecânico de refrigeração, motorista, técnico (agrícola, em aquicultura, em contabilidade, em edificações, em eletrônica, em enfermagem, em radiologia e florestal), tecnólogo em turismo e telefonista.
Curso de nível fundamental tornará possível a participação nos postos de agente de serviços gerais, agente operacional de obras, assistente administrativo, auxiliar de educador, eletricista, encanador de utilidades, fabricador de tubos, instrutor de cursos de promoção social, jardineiro, laboratorista de solo, marceneiro, operador de empilhadeira, piscicultor e agente comunitário de saúde.
De acordo com o departamento de comunicação da prefeitura, o órgão está em fase de contratação da empresa que organizará a seleção. Estima-se que oito mil pessoas participem dos processos seletivos.
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O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.