Limeira/SP continua preparando concurso para agente

Apesar de terem sido aprovadas 597 oportunidades para a carreira no último mês de março, ainda não foi definido o número de vagas a ser aberto

Camila Diodato   Publicado em 20/10/2014, às 11h46

A Prefeitura de Limeira, a cerca de 148 km da capital paulista, segue com os preparativos do seu próximo concurso para a carreira agente comunitário de saúde, que requer ensino fundamental  completo e residência na área da comunidade de atuação.

Em março, a Câmara da região aprovou a criação de 597 vagas para agente destinadas ao quadro de pessoal da secretaria de saúde da prefeitura e, desde então, o processo seletivo vem sendo elaborado pelo órgão.

Segundo a secretaria de saúde, o objetivo é lançar o edital ainda este ano, mas não se sabe se a seleção terá a 597 oportunidades ou somente parte delas.

No momento, a cidade possui 103 agentes de saúde e, quando forem preenchidos os 597 postos vagos, o número subirá para 700.

Último concurso –
Foi lançado, em 2012, um processo seletivo com quatro chances para a colocação de agente, que apresentava salários de R$ 939,29 para jornadas de 40 horas semanais. Na ocasião, a organizadora contratada foi o Instituto Mais.

Para fazer a triagem dos concursandos, a prefeitura aplicou provas objetivas com perguntas que versaram sobre língua portuguesa (8), matemática (7), conhecimentos gerais/atualidade (5) e conhecimentos específicos (10).

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.