As avaliações objetiva e dissertativa serão aplicadas, respectivamente, nos próximos sábado e domingo (7 e 8). Ao todo, 13 mil pessoas se inscreveram na seleção; concorrência de 235 por vaga
Estão convocados para provas os candidatos inscritos no concurso da Defensoria Pública da União (DPU) que vai preencher 58 vagas de defensor público federal de segunda categoria em todo o país.
O exame objetivo será aplicado no próximo sábado (7), no turno da tarde. As provas dissertativas escritas acontecerão no dia seguinte, domingo (8), nos turnos da manhã e tarde. Confira os
locais das avaliações.
Prepare-se: Simulado para DPU.Prepare-se: Vídeoaulas para DPU.Na prova objetiva, as matérias que serão objeto de avaliação estão divididas em grupos: I – direito administrativo, civil, empresarial, do consumidor, processual civil e tributário; II – direito penal, processual penal, penal militar, processual penal militar e eleitoral; III – direito do trabalho, processual do trabalho, previdenciário e da assistência social e princípios institucionais da defensoria pública; e IV – direito constitucional e internacional, direitos humanos, filosofia do direito, noções de sociologia jurídica e noções de ciência política.
Já nas avaliações dissertativas, pela manhã serão levadas em conta as questões dos grupos I e II. Ao passo que à tarde, serão cobrados conteúdos das categorias III e IV. Cada aplicação terá tempo total de cinco horas.
Aprovados nos dois testes serão convocados para as avaliações orais. Na sequência haverá avaliação de títulos e sindicância de vida pregressa.
Com exceção das avaliações orais, que serão realizadas em Brasília (DF), todas as etapas ocorrerão nos 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal.
Estatísticas de inscritos
Ao todo, 13.012 pessoas se candidataram no concurso, sendo que 148 se declararam portadores de deficiência e disputam as três vagas destinadas a candidatos nessas condições - neste caso, a concorrência é de 49 por vaga.
Quem se inscreveu para as ofertas de ampla concorrência enfrentará mais 235 candidatos por vaga.
Sobre o cargo
Para ser defensor público federal, além de ser aprovado no concurso, o candidato deve ter concluído o nível superior em direito, estar inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e possuir pelo menos três anos de atividades jurídicas. A carreira apresenta remuneração inicial de R$ 16.489,37.