Confira o local da prova para agente de trânsito

A prova objetiva será realizada no próximo domingo (19) às 14h e terá duração de três horas

Redação   Publicado em 16/06/2011, às 14h44

A Prefeitura Municipal de Belford Roxo, Estado do Rio de Janeiro, disponibilizou o local onde serão realizadas as provas de concurso público que tem o intuito de preencher um total de 250 postos de trabalho, sendo 190 para o cargo de agente da guarda municipal e 60 para agente de trânsito.

A prova objetiva será realizada no próximo domingo (19) às 14h e terá duração de três horas. Todos os concorrentes prestarão o exame no Colégio Estadual Presidente Kennedy, localizado na rua Postal, nº 50, Vila Medeiros, na cidade de Belford Roxo. Vale lembrar que quem optou pelo cargo de agente de guarda municipal vai realizar a avaliação somente no domingo seguinte (26).

Ao todo, foram 489 inscritos para o cargo de agente de trânsito, gerando uma média de 8,15 candidatos por vaga.

O vencimento é de R$ 545, mais benefícios de auxílio transporte e alimentação, com jornada de trabalho de 40 horas semanais. Para ocupar o cargo é exigido ensino médio completo. Foram reservadas 5% das oportunidades para pessoas com deficiência.

A seleção

As provas objetivas, que serão realizadas no próximo final de semana, fazem parte da primeira fase e têm caráter eliminatório. O conteúdo abordará, em 40 questões de múltipla escolha, os temas de língua portuguesa (10), legislação (10) e conhecimentos específicos (20) do cargo almejado.

Os aprovados terão segunda fase com prova de aptidão física envolvendo teste de resistência e força. Na terceira e última etapa, os candidatos aprovados nas anteriores farão exames clínico, ortopédico, otorrinolaringológico, oftalmológico, neurológico e exames complementares.

Mais informações podem ser obtidas no site www.incp.org.br.

Renan Abbade

Veja também:

Rio de Janeiro/RJ: Algar oferece 77 vagas na área de atendimento

Marinha Mercante/PA/RJ: Abertas 386 vagas para formação de oficiais

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.