Saiu o local de prova para vagas na educação

O exame será realizado no dia 31 de janeiro, às 8h30 e às 13h30.

Redação   Publicado em 27/01/2010, às 12h57

O município de Ibiúna, interior de São Paulo, divulgou o local onde será aplicada a prova objetiva do concurso que visa preencher 55 vagas na área da educação.

O exame será realizado no dia 31 de janeiro, às 8h30 e às 13h30, na escola estadual Maria Angerami Scalamandre, situada na rua Quatro, s/nº, no Jardim Nova Ibiúna.

No total, 505 pessoas se inscreveram para a seleção, sendo que a função que recebeu mais inscrições foi a de professor de educação básica: 253.

Concurso

São 35 chances para o cargo de professor coordenador pedagógico, 10 para auxiliar de desenvolvimento infantil, 6 para auxiliar de professor, 2 para professor de educação infantil e outras 2 para professor de educação básica.

Os interessados no cargo de coordenador devem ter nível superior completo em pedagogia ou pós-graduação na área de educação, além de experiência mínima de três anos em docência. Para as demais oportunidades é exigido nível médio completo com habilitação para o magistério.

As remunerações variam de R$ 679,71 a R$ 1.636,08, com jornadas que podem ser de 24, 30 ou 40 horas semanais, de acordo com o cargo. Portadores de deficiência têm direito a reserva de 5% das vagas.

Etapas

Os inscritos serão submetidos a prova objetiva, com 40 questões de língua portuguesa, conhecimentos pedagógicos e legislação e conhecimentos específicos.

Os candidatos aos postos de professor coordenador também deverão apresentar projeto de trabalho aos Conselhos escolares das sedes dos núcleos educacionais onde pretende exercer a função. A entrega dos projetos deverá ser feita nos dia 18 e 19 de fevereiro, conforme o item IX do edital.



Veja também:

SEE/SP: inscrições abertas para 10.083 vagas de professor

HSPM/SP: hospital abre inscrições para 326 oportunidades

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.