Prefeitura convoca para prova de agente de saúde

No total, serão preenchidas 53 vagas de agente comunitário de saúde para o Programa de Saúde da Família

Redação   Publicado em 16/09/2011, às 15h42

A Prefeitura Municipal de Taboão da Serra (SP) está convocando para as provas objetivas os candidatos inscritos no concurso para preenchimento de 53 vagas de agente comunitário de saúde para o Programa de Saúde da Família.
O exame será aplicado neste domingo (18), às 9h, na escola municipal Rui Barbosa, localiza na rua Armezinda de Jesus Pereira, nº 60, no Jardim Virgínia.
A prova objetiva será composta por 30 questões, sendo 10 de língua portuguesa e 20 de conhecimentos específicos. O tempo máximo para a realização do exame será de 2h30. 
A publicação do gabarito está prevista para o dia 19 de setembro e a do resultado final para o dia 30 do mesmo mês.
ConcursoAs oportunidades estão distribuídas da seguinte forma: 11 para o Jardim das Margaridas, 24 para Santo Onofre e 18 para Sílvio Sampaio. 
Segundo o edital, o agente comunitário de saúde deve servir de elo entre a comunidade e os serviços de saúde, auxiliando as pessoas sobre os serviços na promoção e proteção da saúde, identificando situações de risco individual e coletivo e promovendo a educação para a conquista da saúde. 
Para ocupar uma das vagas e fazer jus à remuneração de R$ 730 é preciso ter nível fundamental completo e morar, no mínimo há dois anos, na comunidade onde pretende atuar. A carga horária é de 40 horas semanais.
Leandro Cesaroni

Veja também:

MCTI: saiu edital com 75 oportunidades de até R$ 8,3 mi

Nossa Caixa Desenvolvimento/SP: saiu edital para analista

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.