Maracanaú/CE abre 53 ofertas de nível fundamental

Oportunidades para o cargo de agente de combate às endemias. Inscrições serão realizadas entre 13 e 24 de maio

Sabrina Machado   Publicado em 07/05/2013, às 13h01

Localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, o município de Maracanaú (CE) publicou edital de processo seletivo que tem como objetivo preencher 53 vagas de agente de combate às endemias. Ficam reservadas 5% das oportunidades para candidatos com deficiência. A remuneração é de R$ 688 e o cargo exige nível fundamental.
As inscrições serão realizadas a partir das 10h de 13 de maio até dia 24 do mesmo mês, por meio do site www.promunicipio.com. A Taxa de participação é de R$ 67,50. 
Seleção – Será composta por provas objetivas, teste de aptidão física, prova prática e prova de títulos. A avaliação objetiva será aplicada no dia 14 de julho, das 14h às 18h. As questões serão divididas nas disciplinas de língua portuguesa (5), raciocínio lógico (5), atualidades (5) e conhecimentos específicos (35).
A prova prática consistirá no curso de formação inicial e continuada, de caráter eliminatório e classificatório, e será ministrado pelo Promunicípio. O curso terá carga horária de 40 horas em tempo integral, dispondo de atividades de classe e de campo.  
Atribuições – As principais responsabilidades do cargo são: realizar visitas em domicílios periodicamente. Assistir pacientes, sob orientação e supervisão de profissionais da saúde. Orientar a comunidade para promoção da saúde. Rastrear focos de doenças específicas. Promover educação sanitária. Participar de campanhas preventivas. Incentivar atividades comunitárias. Promover comunicação entre unidade de saúde, autoridades e comunidade. Participar de reuniões profissionais. Executar tarefas administrativas.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.