Mariluz/PR: edital deve sair na semana que vem

O número de vagas e os cargos contemplados serão finalizados ainda esta semana, para que, dessa forma, edital seja publicado até 11 de julho. Haverá postos de todos os níveis escolares

Camila Diodato   Publicado em 30/06/2014, às 15h13

Localizada na região de Umuarama, no Estado do Paraná, a Prefeitura de Mariluz lançará em breve seu próximo concurso com oportunidades de todos os níveis escolares. A organização ficará sob a responsabilidade da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (Fauel).

De acordo com informações obtidas com a Fauel, o número de vagas e os cargos serão finalizados até o final desta semana, para que, assim, o edital seja publicado ainda na primeira quinzena de julho. O certame terá postos de caráter efetivo e temporário, com exigência de vários.

A homologação do concurso deverá ocorrer até outubro, pois é o mês que expira o contrato entre a prefeitura e a Fauel.

Último processo seletivo – Em 2012, a Prefeitura de Mariluz lançou uma seleção com 19 ofertas destinadas aos profissionais com níveis fundamental, médio e superior. Os salários alcançaram o valor de R$ 1.198,99 para jornadas de 20 a 40 horas semanais.

No concurso, havia vagas para os empregos de professor, auxiliar de escritório, educador infantil, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de mecânico, construtor civil, gari, monitor de equipamentos pesados, motorista e operador de motoniveladora.

Primeira fase da seleção, a prova objetiva com questões de múltipla escolha foi aplicada para todos os concorrentes. Depois, houve contagem por ponto de título para professor e avaliação prática para auxiliar de mecânico, construtor civil, monitor de equipamentos pesados, motorista e operador de motoniveladora.

Sobre Prefeitura Mariluz

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.