Mariluz/PR seleciona organizadora para concurso

A prefeitura contratou a Fauel para realizar a seleção que terá profissões de caráter efetivo e temporário

Camila Diodato   Publicado em 27/05/2014, às 12h41

Pertencente ao Estado do Paraná, a Prefeitura de Mariluz assinou contrato com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (Fauel), para que esta realize todo o processo de elaboração, organização e planejamento do novo concurso público.

As oportunidades se destinarão para carreiras de caráter efetivo e temporário e com exigência de diversos níveis de escolaridade. Ainda não há informações sobre o número de vagas e os cargos a serem oferecidos.

Como o contrato com a Fauel vai até outubro deste ano, espera-se que o edital seja lançado em breve e que as provas já aconteçam no começo do segundo semestre.

Seleção anterior – O último processo seletivo da prefeitura ocorreu em 2012 e contou com 19 oportunidades de níveis fundamental, médio e superior. As remunerações chegaram a R$ 1.198,99 para jornadas de 20, 30 e 40 horas semanais.

O certame teve ofertas para as colocações de professor, auxiliar de escritório, educador infantil, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de mecânico, construtor civil, gari, monitor de equipamentos pesados, motorista e operador de motoniveladora.

Todos os candidatos passaram por provas objetivas com perguntas sobre português, matemática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. Depois, houve análise de títulos para professor e teste prático para auxiliar de mecânico, construtor civil, monitor de equipamentos pesados, motorista e operador de motoniveladora.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.