É a segunda alteração da data devido às chuvas no Rio Grande do Sul. Destinado a preencher 1.680 vagas, concurso da Marinha agora terá a avaliação objetiva aplicada em 4 de junho
Samuel Peressin Publicado em 15/05/2024, às 07h38 - Atualizado às 07h44
A prova da primeira fase do concurso da Marinha para admissão, em 2025, ao Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais foi novamente adiada. O exame ocorrerá agora em 4 de junho.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
Originalmente marcada para 7 de maio, a aplicação já havia sido postergada para a próxima terça-feira (21) devido à situação de calamidade pública decorrente das chuvas no Rio Grande do Sul.
Os temporais que atingem o território gaúcho desde o fim de abril já deixaram ao menos 149 mortos e mais de 600 mil pessoas fora de casa, conforme o último boletim divulgado pela Defesa Civil. Quase 450 municípios foram afetados.
Das 21 cidades que receberão a prova objetiva (veja a lista completa mais abaixo), três estão no RS: Porto Alegre, Rio Grande e Uruguaiana. A avaliação cobrará a resolução de 50 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa e matemática.
Nas demais etapas (ainda sem cronograma definido), os candidatos passarão por: inspeção de saúde, teste de aptidão física (natação, corrida, flexão e abdominal), avaliação psicológica e verificação de dados biográficos e documentos.
No total, estão em disputa 1.680 vagas destinadas a candidatos de ambos os sexos com ensino médio e idade entre 18 e 21 anos (completados até 30 de junho de 2025). As inscrições foram recebidas de 5 de janeiro a 16 de fevereiro.
O edital disponibiliza 1.440 vagas para estudar no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (Ciampa), no Rio de Janeiro (RJ), e 240 no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (Ciab), na capital federal.
É apenas a segunda vez que a corporação permite a participação de mulheres nos cursos para fuzileiros navais: ao todo, são reservadas 240 oportunidades. No ano passado, o número foi de 96.
Durante o período de formação, os recrutas terão vencimentos de R$ 1.303,90, além de alimentação, uniforme e assistências médico-odontológica, psicológica, social e religiosa. Após a formatura, os vencimentos sobem para R$ 2.294,50.
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como cronograma e dicas de estudo, na página do concurso da Marinha para fuzileiros navais
concursos autorizados concursos abertos concursos 2024 provas anterioresMarinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.
A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.