Podem participar do processo seletivo da Marinha Mercante candidatos com formação profissional técnica de nível médio
Patricia Lavezzo Publicado em 06/01/2025, às 09h51
Já estão abertas as inscrições dos dois editais de processo seletivo da Marinha Mercante para admissão aos Cursos de Adaptação para Aquaviários do 1º Grupo-Marítimos, seção de máquinas, nas categorias de condutor de máquinas e eletricista, no nível de habilitação 5. A seleção disponibiliza 60 vagas para candidatos com ensino médio de nível técnico, sendo 30 para condutor de máquinas e 30 para eletricista.
O curso será ministrado em regime de externato, entre os dias 28 de abril e 19 de setembro (condutor de máquinas) e 5 de maio e 12 de setembro (eletricista), sendo constituído por dois períodos: teórico, realizado em sala de aula no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA); e prático, após aprovação na parte teórica.
A parte prática será constituída de estágio supervisionado (Programa da Prática Operacional a Bordo – PPOB), realizado por um período de oito semanas a bordo de embarcações mercantes. Importante ressaltar que as vagas para o estágio embarcado são oferecidas livremente pelas empresas de navegação brasileiras conveniadas com o CIAGA, portanto, o início do estágio poderá não ocorrer imediatamente após o fim do período teórico.
O curso é gratuito, sendo oferecido material de ensino, por empréstimo, e merenda escolar. Havendo disponibilidade de vagas de alojamento, poderão ser oferecidas aos alunos residentes fora do município do Rio de Janeiro.
Ao final do Programa da Prática Operacional a Bordo, se aprovado, o aluno será declarado condutor de máquinas e eletricista e receberá sua Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) e o certificado modelo DPC-1034, de acordo as normas em vigor.
As inscrições se encerrarão no dia 14 de janeiro de 2025. Primeiramente, o candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de participação, no valor de R$ 8, através do site www.marinha.mil.br, no link "Emissão de Guias". Já compensada a cobrança da taxa, o candidato deverá realizar a inscrição presencial na Divisão de Inscrição do CIAGA, mediante envio da documentação por meio de uma Capitania, Delegacia ou Agência mais próxima ou, ainda, por meio do Correio, conforme especificado no item 3.2 dos editais.
Podem participar do processo seletivo da Marinha Mercante candidatos, de ambos os sexos, com diploma de conclusão de educação profissional técnica de nível médio, em um dos seguintes cursos:
O processo seletivo da Marinha Mercante será constituído das seguintes fases:
O exame de conhecimentos será constituído de 20 questões de múltipla escolha, sendo 10 de português e 10 de matemática. Ele será realizado no dia 12 de março de 2025, às 14h, em locais a serem divulgados a partir do dia 20 de fevereiro.
+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do processo seletivo da Marinha Mercante.
concursos publicos concursos abertos concursos federais provas anterioresMarinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.
A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.