Já estão abertas as inscrições para o processo seletivo de admissão aos cursos de adaptação a segundo oficial de máquinas e de adaptação a segundo oficial de náutica da Marinha Mercante.
Durante o curso, os aprovados receberão auxílio-financeiro mensal de R$ 700, alimentação e alojamento.
As vagas estão distribuídas pelos Estados do Rio de Janeiro (150) e Pará (100).
São requisitos para se candidatar: ter entre 18 e 40 anos, estar em dia com a justiça militar (em caso de candidatos do sexo masculino) e a justiça eleitoral e ter completado o nível superior em engenharia, matemática, física ou química.
São admitidos engenheiros nas modalidades naval, mecânica, industrial, produção industrial, mecatrônica, elétrica, eletrônica e automação.
As inscrições só podem ser feitas pela internet, no site www.ciaga.mar.mil.br. No mesmo endereço eletrônico, os interessados poderão consultar o edital de abertura em sua versão completa.
O prazo segue até o dia 15 de janeiro e a taxa de participação custa R$ 50.
As avaliações objetivas estão preliminarmente agendadas para o dia 12 de fevereiro de 2012.
Reinaldo Matheus Glioche/SP
Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.
A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.