Marinha abre concurso com 738 vagas de nível técnico

Oportunidades estão distribuídas entre 27 áreas de atuação e são destinadas a candidatos com até 25 anos de idade. Inscrições poderão ser efetuadas até 8 de outubro, com taxa única de R$ 12

Pâmela Lee Hamer   Publicado em 03/09/2014, às 12h03

Abrem no próximo dia 9 de setembro, às 8h, as inscrições para as 738 oportunidades oferecidas pela Marinha do Brasil no curso de formação de praças. A admissão visa ao ingresso dos profissionais no Corpo Auxiliar de Praças da Marinha (CP - CAP). 
Para tentar as vagas, é preciso ter menos de 25 anos em janeiro de 2015 e possuir curso técnico concluído em uma das 27 áreas envolvidas pela seleção: administração, administração hospitalar, contabilidade, desenho de arquitetura, desenho mecânico, edificações, eletrônica, eletrotécnica, enfermagem, estatística, estruturas navais, geodésia e cartografia, gráfica, higiene dental, marcenaria, mecânica, metalurgia, meteorologia, motores, nutrição e dietética, patologia clínica, processamento de dados, prótese dentária, química, radiologia médica, secretariado e telecomunicações.
Nestes segmentos as chances são para técnico em administração (129); gerência em saúde e registros em informação em saúde (3); contabilidade (20); desenho de construção civil (5); eletromecânica (3); edificações (2); equipamentos biomédicos, automação industrial, eletroeletrônica, eletrônica e mecatrônica (25); eletrotécnica (60); enfermagem (109); estatística (13); construção naval (22); geodésia e cartografia, geoprocessamento e agrimensura (14); pré-impressão gráfica, impressão gráfica e impressão offset (18); saúde bucal (2); móveis (12); eletromecânica, manutenção automotiva, mecânica, mecatrônica, refrigeração e climatização e fabricação mecânica (54); metalurgia (53); meteorologia (21); automação industrial e manutenção automotiva (25); nutrição e dietética (2); análises clínicas, citopatologia e hemoterapia (2); informática, manutenção e suporte em informática, programação de jogos digitais e redes de computadores (38); prótese dentária (2); química (40); radiologia (5); secretariado (50); e sistemas de computação e transmissão e telecomunicações (9).
O concurso prevê a destinação de 148 ofertas aos afrodescendentes. As colocações estão em 22 áreas – as exceções são os ramos de edificações, higiene dental, nutrição e dietética, patologia clínica e prótese dentária.
Prazo – Interessados poderão se candidatar no site www.densm.mar.mil.br ou www.ensino.mar.mil.br até o dia 8 de outubro. A taxa é de R$ 12 e poderá ser isentada para as pessoas inseridas em família de baixa renda e listadas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que fizerem a solicitação.
Avaliações – Os candidatos serão submetidos a prova objetiva de conhecimentos profissionais, redação, inspeção de saúde, teste de aptidão física, exame psicológico e verificação de documentos e dados biográficos. O curso de formação terá início no dia 1º de agosto de 2015.
Matéria atualizada no dia 5 de setembro, às 10h09. Mais informações na edição impressa de nº 1762 do Jornal dos Concursos & Empregos.APOSTILAS PARA CONCURSOS - CLIQUE AQUI

Sobre Marinha - Marinha do Brasil

Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.

A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.