Mata de São João/BA prepara novo concurso

Oferta será de 29 vagas imediatas, para diversos cargos. Processo está em fase de licitação para escolha da banca organizadora

Fernando Cezar Alves   Publicado em 10/09/2015, às 11h34

A Prefeitura de Mata de São João, na Bahia, realizará concurso público para o preenchimento de 29 vagas, distribuídas por diversos cargos, sendo nove para candidatos com ensino fundamental e 20 para quem possui nível superior completo. O processo está em fase de licitação para escolha da organizadora, que está sendo feito pelo critério de concorrência pública, com abertura das propostas marcada para o próximo dia 22 de setembro. Somente após a definição da banca será fechado o cronograma do certame, incluindo data prevista de publicação do edital. As remunerações das carreiras ainda serão divulgadas.

Ensino Fundamental

Quem possui ensino fundamental poderá concorrer aos cargos de motorista nível II – sede e litoral e operador de máquinas, respectivamente, com ofertas de oito e uma vagas. Também será necessário possuir um ano de experiência em atividades específicas, idade mínima de 21 anos, curso de direção defensiva e carteira de habilitação “D” ou “E”, além de curso de operação de máquinas para o cargo de operador.

Nível Superior

No caso de nível superior, as oportunidades serão para as carreiras de médico para PSF (dez oportunidades), médico anestesiologista plantonista (três), médico cirurgião geral plantonista (uma), médico ginecologista/obstetra (três) e médico pediatra plantonista (três). Para estas carreiras, além de registro no conselho, será necessário possuir habilidades básicas em computação e programas de texto, planilhas e apresentação em slides.

O processo seletivo contará com provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos, entrevista e teste de aptidão, além de análise de títulos, com caráter classificatório.

As taxas, já definidas, serão de R$ 50 para os cargos com exigência de ensino fundamental e R$ 88 para nível superior.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.