JC Concursos

Concurso MDIC: órgão encaminha pedido para a autorização para cargos de nível superior

Concurso MDIC (Ministério do Dsenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) depende de autorização por parte do Ministério da Gestão

Fernando Cezar Alves   Publicado em 27/02/2025, às 09h36 - Atualizado às 14h48

Concurso MDIC: órgão encaminha pedido para a autorização para cargos de nível superior
Concurso MDIC: sede do MDIC: DIvulgação

Um novo concurso MDIC (Ministério do Dsenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) pode ser realizado em breve. Acontece que a pasta confirmou o envio de um novo pedido de autorização ao Ministério de Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos para o preenchimento de vagas em três cargos, todos com exigência de nível superior. Desta forma, a realização do certame agora depende de um parecer por parte da Gestão. Caso a resposta seja positiva e ocorra com celeridade, as oportunidades poderão ser indicadas na segunda edição do Concurso Nacional Unificado.

Embora o MDIC ainda não tenha antecipado a oferta de vagas solicitada, já está certo que o pedido de aval é para os seguintes cargos, com respectivas remunerações:

Concurso MDIC: saiba mais sobre o órgão

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) é um órgão da administração pública federal direta que tem como áreas de competência a política de desenvolvimento da indústria, do comércio e dos serviços; propriedade intelectual e transferência de tecnologia; metrologia, normalização e qualidade industrial; políticas de comércio exterior; regulamentação e execução dos programas e das atividades relativas ao comércio exterior; aplicação dos mecanismos de defesa comercial; participação em negociações internacionais relativas ao comércio exterior; e desenvolvimento da economia verde, da descarbonização e da bioeconomia, no âmbito da indústria, do comércio e dos serviços.

Saiba como foi a última seleção

O último concurso MDIC é recente e fez parte da primeira edição do Concurso Nacional Unificado, com uma oferta de 110 vagas.

A seleção foi composta de duas fases:

A prova objetiva contou com questões versando sobre:

A aplicação foi feita por meio de dois turnos.

No primeiro, os candidatos foram submetidos a 20 questões objetivas, além da prova dissertativa, com duração de 2h30.

No segundo, foram 50 questões objetivas, com duração de 3h30.

A parte dissertativa versou sobre questões de Conhecimentos Específicos de cada bloco temático.

   

concursos concursos federais concursos 2025 provas anteriores