Ministério da Justiça inicia preparativos para novo concurso público

Concurso Ministério da Justiça e Segurança Pública contará com 100 vagas de analistas, com nível superior e inicial de R$ 5,4 mil

Fernando Cezar Alves   Publicado em 02/08/2023, às 12h50

Concurso Ministério da Justiça: sede do Ministério da Justiça: Google Maps

O concurso Ministério da Justiça, autorizado em 19 de julho, pela ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, já está em fase inicial de preparativos. De acordo com as últimas informações, a comissão organizadora está sendo constituída e deve ser oficialmente anunciada no decorrer dos próximos dias. Após este procedimento poderá ser escolhida a banca organizadora. Somente após a assinatura do contrato poderá ser confirmada a data precisa de início da seleção. A liberação do edital deve ocorrer, no mais tardar, até janeiro.

Vale ressaltar que, embora o prazo para a publicação do edital seja até janeiro de 2024, nada impede que o órgão publique o edital antes desse prazo, sendo possível, dependendo da celeridade, homologar os resultados finais ainda em 2023, para que os aprovados possam tomar posse, possivelmente, ainda no início do próximo ano.

O concurso Ministério da justiça será para o preenchimento de 100 vagas para o cargo de analista técnico administrativo, com exigência de nível superior e remuneração inicial de R$ 5.488,70.

De acordo com a portaria, a aplicação das provas deve ocorrer dois meses após a divulgação do edital de abertura de inscrições.

A seleção faz parte de um pacote de novos concursos anunciado em julho pela ministra da Gestão que confirmou, recentemente, que novas seleções federais devem ser anunciadas ainda no decorrer dos próximos meses.  

Saiba como foi a última seleção

O último concurso Ministério da Justiça para efetivos ocorreu em 2013, quando foram oferecidas 125 vagas, em cargos de níveis médio e superior. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cespe/UnB, atual Cebraspe.

Os cargos foram os seguintes:

     

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores