Algumas provas não correspondiam ao número do cartão-resposta.
Redação Publicado em 27/05/2009, às 14h34
O Ministério da Fazenda, por meio da organizadora do concurso, Esaf (Escola de Administração Fazendária), divulgou uma nota de esclarecimento sobre um problema que aconteceu em uma das salas de prova do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB) da Asa Norte, em Brasília, no último dia 24, referente ao concurso que visa preencher 2 mil postos de assistente técnico-administrativo em todos os Estados brasileiros com salário de R$ 2.590,42.
Após a distribuição das avaliações e dos cartões de respostas aos candidatos na referida sala, foi realizada conferência de praxe e constatado que o número da prova recebida por uma parte deles não correspondia ao número constante do cartão de resposta.
Então, para não atrasar o início do exame, a coordenação do concurso indicou aos presentes duas alternativas, adotadas como padrão nessas circunstâncias: recolhimento dos cadernos de prova distribuídos, seguida de nova distribuição de outros de acordo com o número do cartão de resposta original; ou manter os cadernos de prova distribuídos e alterar o número do cartão de resposta em conformidade com o número do caderno em poder de cada candidato.
Dos 37 candidatos em sala, 26 decidiram abandonar o processo seletivo, não aceitando nenhuma das duas soluções indicadas, enquanto 11 decidiram continuar fazendo a prova.
Na nota de esclarecimento, a Esaf lamenta a decisão tomada por aqueles que optaram por deixar o processo seletivo, uma vez que o problema identificado foi solucionado.
Concurso
O assistente técnico-administrativo é responsável pela execução de atividades técnicas, administrativas, logísticas e de atendimento relativas ao Ministério da Fazenda, além de outras atividades de mesmo nível de complexidade em sua área de atuação.
De acordo com a Esaf, organizadora do concurso, 574.132 candidatos passaram pela etapa de provas objetivas.
O Estado com maior disputa na ampla concorrência é o Maranhão, com 603,6 inscritos por vaga, seguido do Acre, com 517,8. Já em São Paulo a disputa é 201,7 por vaga e no Rio de Janeiro é de 245,1. Confira a estatística por Estado no anexo ao lado.
Veja o edital de abertura.
Com informações da Escola de Administração Fazendária (Esaf).