Ministério Público formará comissão especial para realizar levantamento técnico relacionado ao seu quadro de servidores
Sabrina Machado Publicado em 07/03/2014, às 12h23
Na última quarta-feira (05), o Ministério Público da Paraíba (MP/PB) iniciou estudo técnico relacionado ao seu quadro de servidores visando à realização de concurso público na instituição em 2015.
Para agilizar o procedimento, haverá a formação de uma comissão especial que será responsável por esse levantamento técnico. O promotor de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto foi nomeado coordenador do comitê. “A comissão deverá ser composta por três ou quatro pessoas e a primeira reunião já está marcada para a próxima semana”, declarou o promotor.
Além disso, Antônio Hortêncio afirmou que Leila Vilhena, chefe do departamento de recursos humanos da instituição, será integrante da comissão. “Vamos iniciar esses trabalho para que, até o final do ano, tenhamos um relatório a ser entregue ao procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora”, projetou o promotor.
De acordo com o coordenador da comissão especial, o primeiro passo será a realização de um levantamento das necessidades do Ministério Público no que diz respeito a servidores. Para isso, haverá um trabalho que levantará, efetivamente, o que a instituição realmente precisa.
Em seguida, será relacionado o que o MPPB já tem em relação a profissionais, observando o que se pode melhorar. A partir de então, será possível avaliar e apontar o que a instituição necessitará em relação a servidores.
“Na fase em que vamos identificar todos os servidores, suas formações e especialidades, onde estão atuando e horários, já iremos trabalhar a possibilidade de relocação desses profissionais, definindo o melhor aproveitamento deles e, dentro do possível, fazendo um trabalho de aperfeiçoamento. Será uma reengenharia funcional. Só depois desse diagnóstico é que vamos apresentar as diretrizes a serem seguidas para a realização do concurso”, finalizou Antônio Hortêncio.
Longa espera – Desde 2006, o Ministério Público da Paraíba não realiza concurso público para carreira de técnico. Os processos seletivos realizados após esta data foram destinados a cargos de promotor, taquígrafo e juiz, apenas.
Em 2006, o concurso público contou com 120 oportunidades distribuídas na carreira de técnico de promotoria – áreas: administração de empresas, arquitetura, assistência social, comunicação social/jornalismo, ciências contábeis, biblioteconomia, economia, engenharia civil, engenharia sanitária e ambiental, pedagogia, psicologia, informática/análise de sistemas, jurídica/assistência judiciária, medicina e odontologia.
Além das vagas de nível superior, o certame ofereceu oportunidades de nível médio nas funções de oficial de promotoria I e II, auxiliar técnico de promotoria, oficial de diligência e agente de promotoria.
Com informações da assessoria de comunicação do Ministério Público da Paraíba