Concurso do Ministério Público de São Paulo para o cargo de analista de promotoria contará com oferta de 99 vagas. Remuneração inicial de R$ 4.923,82
Fernando Cezar Alves Publicado em 19/03/2015, às 12h10
O Ministério Público de São Paulo (MP/SP) divulgou, nesta semana, ato normativo com as instruções e conteúdo programático de seu concurso público para o cargo de analista de promotoria I – assistente jurídico. Com isto, quem pretende participar do concurso já pode iniciar os preparativos, mesmo antes da publicação do edital de abertura de inscrições, que pode ocorrer já nos próximos dias. A liberação depende apenas de alguns ajustes no cronograma, que estão sendo feitos com a organizadora, a Fundação Vunesp.
Ao todo serão oferecidas 99 vagas, além de outras que surgirem durante o prazo de validade. Para concorrer é necessário possuir curso de nível superior em direito, com remuneração inicial de R$ 4.923,82, com jornada de trabalho de 40 horas semanais. A seleção deve abranger a capital, grande São Paulo, litoral e interior.
Vídeoaulas para Ministério Público
Provas Anteriores do Ministério Público
APOSTILA CONCURSO MP/SP - ANALISTA DE PROMOTORIA
Entre as atribuições da carreira estão elaborar minutas, peças processuais e pareceres, além de análises, estudos, exames e pesquisas de natureza jurídica, auxiliar na realização de audiências, reuniões e sessões, referentes a atividades processuais, acompanhar o andamento de processos judiciais, realizar diligências e manter registro e controle das atividades desenvolvidas, apresentando relatórios neste sentido.
De acordo com o ato, a seleção contará com duas fases, com provas objetivas na primeira e provas escrita e discursiva na segunda. A parte objetiva contará com 100 questões, versando sobre conhecimentos gerais e específicos. Em conhecimentos gerais serão abordados temas sobre língua portuguesa e atualidade e em conhecimentos específicos, direito constitucional e Ministério Público, direito administrativo, direito penal, direito processual penal, direito civil, direito processual civil, direito da infância e juventude, tutela de interesses difusos e coletivos, direito comercial e empresarial, direitos humanos e direito eleitoral. A segunda parte contará com dois temas de redação e cinco questões discursivas.
O concurso anterior, realizado em 2013, contou com um total de 8.000 inscritos, para a oferta de 98 vagas, sendo 57 para a capital e Grande São Paulo. A organizadora foi o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).
A seleção contou com duas provas objetivas, redação e avaliação dissertativa. A primeira prova objetiva constou de 90 questões, sobre língua portuguesa, atualidades, direito constitucional e Ministério Público, direito administrativo, direito penal, direito processual penal e direito civil, com nove questões cada. Na segunda foram 80, sobre direito constitucional e Ministério Público, direito administrativo, direito penal, direito processual penal, direito civil, direito processual civil e direito da infância e da juventude e tutela de interesses difusos e coletivos, com dez cada.
A parte discursiva contou com cinco questões e, das duas redações, a primeira foi sobre direito penal ou processual penal e a segunda, temas sobre tutela dos interesses difusos e coletivos ou direito processual civil.
* Matéria atualizada em 19/03 às 12h01