MPF: edital de procurador sai até a próxima semana

Normas e conteúdo programático já foram divulgados. Exigência de bacharelado em direito

Fernando Cezar Alves   Publicado em 13/11/2014, às 11h07

Dois dias após divulgar a resolução 154, que estabelece as normas que deverão ser seguidas para a realização do próximo concurso para o cargo de procurador da república, do Ministério Público Federal (MPF), órgão vinculado ao Ministério Público da União (MPU), o secretário de concursos da pasta, Danilo Dias, confirmou que a publicação do edital deve ocorrer até a próxima semana. O número de vagas e localidades ainda não foram divulgadas, o que deverá ocorrer com a publicação do documento, mas já está certo que 10% serão reservadas para candidatos portadores de deficiência física.

A remuneração inicial da carreira é de aproximadamente R$ 24 mil e para concorrer é necessário possuir bacharelado em direito e pelo menos três anos de experiência jurídica.

De acordo com a resolução, o prazo de inscrições será de 30 dias, contando da liberação do edital.  No último concurso, realizado em 2013, foram 47 oportunidades, incluindo 22 estados.

Seleção – O conteúdo programático para o próximo concurso já foi divulgado na resolução e as disciplinas estão distribuídas por quatro grupos. O primeiro inclui direito constitucional e metodologia jurídica, proteção internacional dos direitos humanos e direito eleitoral. No segundo, direito administrativo e direito ambiental, direito tributário e direito financeiro;  e direito internacional público e direito internacional privado.  No terceiro, direito econômico e direito do consumidor, direito civil e direito processual civil. Por fim, no último, direito penal e direito processual penal.

O concurso contará com cinco provas escritas, sendo uma objetiva e quatro subjetivas, cada uma relacionada a um grupo de disciplinas, além de prova oral de cada disciplina e análise de títulos.

A parte objetiva contará com 120 questões, divididas em quatro partes, com 30 questões de cada grupo de disciplinas.  A duração será de cinco horas.

As provas subjetivas contarão com duas partes, sendo que a primeira constará de uma redação e a segunda, de seis questões dissertativas, distribuídas pelas disciplinas de cada grupo de prova.    

Confira, no link abaixo, o conteúdo programático do concurso

http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=76&data=11/11/2014

Sobre MPU - Ministério Público da União

O Ministério Público da União é um órgão formado pelo Ministério Público Federal, do Trabalho, Militar e do Distrito Federal — chefiado pelo Procurador-Geral da República.