MPOG testa 9,8 mil em provas para especialista

Avaliações serão aplicadas às 8h e às 14h nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife e Salvador

Pâmela Lee Hamer   Publicado em 06/08/2013, às 14h30

Aspirantes ao cargo de especialista em políticas públicas e gestão governamental do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) serão avaliados no domingo, 11 de agosto, na primeira etapa do concurso que irá preencher 150 oportunidades, sendo oito reservadas a pessoas com necessidades especiais.
Na data, haverá a aplicação de prova objetiva de conhecimentos básicos às 8h, e o exame de conhecimentos específicos, às 14h. Ambas as avaliações terão quatro horas de duração.
Os testes serão promovidos em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Salvador (BA).
As fases seguintes serão de prova discursiva, avaliação de títulos e análise de experiência profissional.
Aprovados receberão salário de R$ 13.608,81 e trabalharão na cidade de Brasília (DF). Para ocupar a profissão é preciso ter diploma de graduação em qualquer área.
Estatística - Segundo números divulgados pela ESAF, organizadora do processo seletivo, 9.824 candidatos se inscreveram no concurso, em uma relação de pouco mais de 65 concursandos por vaga.
Na ampla concorrência há 9.597 pretendentes, enquanto as pessoas com necessidades especiais somam 227.
Atribuições - Tratam de tarefas do especialista do MPOG: exercício de atividades de gestão governamental nos aspectos técnicos relativos à formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, bem assim de direção e assessoramento em escalões superiores da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, em graus variados de complexidade, responsabilidade e autonomia.