Há vagas para auxiliar administrativo, professor, fiscal, agente comunitário de saúde, médico, assistente social, enfermeiro, auditor fiscal, fisioterapeuta e outras carreiras
Na Bahia, a Prefeitura de Mucuri divulga, de uma vez, três seleções públicas para o preenchimento de 99 vagas. Os salários partem de R$ 724 e chegam a R$ 2.255,33.
Para candidatos com ensino médio concluído há chances nas carreiras de auxiliar administrativo (10); auxiliar de consultório dentário (3); auxiliar de farmácia (2); fiscal de arrecadação e tributos (2), obras e posturas (2) e preservação ambiental (1); secretário escolar (2); turismólogo (1); agente comunitário de saúde (10); agente de saúde (8); e técnico de enfermagem (9) e segurança do trabalho (1).
Nível superior é requisito para os cargos de auditor fiscal (1); assistente social (1); enfermeiro (1); fonoaudiólogo (1); médico (1); médico – PSF (7); nutricionista (1); psicólogo (2) especialista em educação – supervisão (3); farmacêutico (2); fisioterapeuta (2); odontólogo (4); e professor de ensino fundamental (12) e para as disciplinas de artes (3), ciências (1), educação física (1), geografia (1), inglês (2), matemática (1) e português (1).
Para se candidatar aos postos, que também podem pedir especialização e registro profissional, é preciso preencher requerimento de inscrição no site www.agoraconsultoria.srv.br. Outra opção é se dirigir à subprefeitura de Itabatã (av. Brasil, 104 – Cidade Nova) ou à E. M. Raul Gazzinelli (Praça Custódia Costa de Oliveira, 184 – Centro de Mucuri) entre as 8h e as 16h.
O prazo para registrar participação nos concursos vai até o dia 30 de setembro, com encerramento às 20h.
Os concursandos inscritos serão submetidos a provas objetivas no dia 9 de novembro, com duração de três horas.
As fases seguintes serão de comprovação de requisitos e exames médicos (todos os cargos); curso introdutório de formação inicial e continuada (agente comunitário e de saúde); e exame de títulos (professor e especialista em educação).
As seleções terão resultado final divulgado na data de 11 de dezembro. Pessoas com necessidades especiais têm reservadas 5% das oportunidades disponíveis.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.