Todos os aprovados devem ser nomeados até outubro

O encerramento do concurso depende da avaliação de capacidade física, etapa inerente aos cargos de carteiro e operador de triagem e transbordo

Redação   Publicado em 28/07/2011, às 11h40

Na última quarta-feira (27) a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) publicou o resultado final para atendente comercial e para os cargos de nível superior do concurso que visa preencher 9.190 vagas – clique aqui para ver as pontuações.
Segundo a assessoria do órgão, em breve os aprovados serão convocados para prestar exames admissionais e serem efetivamente contratados. Até terça-feira (2) as diretorias regionais devem homologar os 3.116 candidatos já qualificados – 34% do total prometido pelo concurso. 
Ainda de acordo com os Correios, a previsão é de que em agosto esses aprovados já estejam trabalhando e, em outubro, todos os 9.190 aprovados na seleção estejam nomeados e empossados.
O encerramento do concurso depende ainda da realização da avaliação de capacidade física laboral, etapa inerente somente aos cargos de carteiro e operador de triagem e transbordo. A assessoria dos Correios informou que está tomando providências para realizar a avaliação em setembro.
ConcursoAs oportunidades de nível médio estão distribuídas da seguinte forma: 5.060 para carteiros, 2.272 para atendentes e 1.014 para operador de triagem e transbordo. Para essas funções, é oferecida remuneração de R$ 807,29, além de benefícios  de vale alimentação, vale transporte, auxílio creche, assistência médica e odontológica, plano de carreira e possibilidade de desenvolvimento profissional. Candidatos de nível técnico e superior dispõem de 796 vagas para analista de correios e 48 para profissionais de medicina e segurança do trabalho. Nestes casos,  os salários variam de R$ 1.003,57 a R$ 3.211,58, e os benefícios são: vale alimentação e refeição, vale transporte, auxílio creche ou babá, assistência médica e odontológica e plano de previdência complementar (Postalprev).
Apesar de a concorrência ser mais baixa do que o esperado pelo ministro, a expectativa era de que ainda menos pessoas se candidatassem, já que, no ano passado, a Justiça anulou um concurso do órgão, aberto em 2009, com pouco mais de 1 milhão deinscritos, por conta de irregularidades no processo de contratação da empresa organizadora da seleção.
No total, 1.120.393 pessoas concorrerão às 9.190 vagas disponibilizadas pelo órgão. Desta vez, o cargo que recebeu mais inscrições foi o de atendente comercial: 667.798. No entanto, enfrentarão maior concorrência os inscritos nas nove oportunidades de técnico de segurança do trabalho: 301 candidatos por vaga. O maior número de concorrentes para nível médio foi registrado no Distrito Federal para o cargo de atendente comercial que conta com 27.836 inscritos. O DF (Brasília) também tem o maior número de inscritos para nível superior: 5.531 disputam o cargo de analista de Correios – administrador. Para mais informações, entre em contato com o Cespe/UnB pelo telefone (61) 3448-0100 ou pelo e-mail sac@cespe.unb.br.
Leandro Cesaroni

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Sobre Correios

Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663, com a criação do Correio-Mor no Rio de Janeiro, então capital da Colônia. Em 1931 o decreto 20.859, de 26 de dezembro de 1931 funde a Diretoria Geral dos Correios com a Repartição Geral dos Telégrafos e cria o Departamento dos Correios e Telégrafos. A ECT foi criada a 20 de março de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações mediante a transformação da autarquia federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT). Nos anos que se seguiram, vários serviços foram sendo incorporados ao portfólio da empresa.

Além dos tradicionais serviços de cartas, malotes, selos e telegramas, entre os novos serviços podem ser destacados os pertencentes à família Sedex, serviço de encomendas expressas. Impulsionados pelas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais, os Correios iniciaram em 2011 um profundo processo de modernização. Com a sanção da Lei 12.490/11, a empresa teve seu campo de atuação ampliado e foi dotada de ferramentas modernas de gestão corporativa para enfrentar a concorrência. Com a nova lei, os Correios podem atuar no exterior e nos segmentos postais de serviços eletrônicos, financeiros e de logística integrada; constituir subsidiárias, adquirir controle ou participação acionária em empresas já estabelecidas e firmar parcerias comerciais que agreguem valor a sua marca e a sua rede de atendimento.

Ao todo são mais de cem produtos e serviços oferecidos pela maior empregadora do Brasil (no início de 2008 com mais de 109 mil empregados próprios, além dos terceirizados), sendo a única empresa a estar presente em todos os municípios do país, com uma vasta rede de unidades próprias e franqueadas. Diversos dos produtos e serviços da ECT podem ainda ser adquiridos pela internet.

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