Nova Maringá/MT tem ofertas de agente comunitário

Servidores aprovados receberão um salário-mínimo. Inscrições devem ser realizadas até o dia 8 de julho

Sabrina Machado   Publicado em 26/06/2013, às 12h05

Estão abertas as inscrições para processo seletivo público da Prefeitura de Nova Maringá (MT), que visa preencher 15 ofertas de agente comunitário de saúde e formar cadastro reserva. De acordo com a tabela de vagas do edital, há seis destinadas aos portadores de necessidades especiais. O cargo exige nível fundamental completo e residência na micro área de atuação. Os servidores aprovados receberão R$ 678.
As inscrições devem ser realizadas no setor de recursos humanos da prefeitura, das 7h às 12h e das 14h às 17h, em dias úteis, até 8 de julho. A taxa de participação é de R$ 20
As provas escritas serão realizadas no dia 21 de julho, a partir das 8h, na Escola Municipal Wilson Ribeiro I (rua Adriana, 292, Jardim Mayra. 
Para a contratação, os candidatos aprovados deverão concluir com aproveitamento o curso introdutório de formação inicial e continuada, a ser realizado posteriormente.
Atribuições – O agente comunitário de saúde tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e sob supervisão do gestor municipal, distrital, estadual ou federal.
Além de realizar ações de educação em saúde e de mobilização social. Orientar o uso de medidas de proteção individual e coletiva. Mobilizar a comunidade para desenvolver medidas simples de manejo ambiental para o controle de vetores. Zelar pelo cumprimento das normas estabelecidas pela Segurança do Trabalho e pela adequada utilização dos Equipamentos de Proteção Individual - EPIs durante o seu turno de trabalho, contribuindo para a redução de riscos e ocorrência de acidentes. Executar outras atividades afins à sua Unidade Funcional, a partir das necessidades e demandas da área e de conformidade com as orientações dadas pela sua chefia imediata.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.