O novo concurso da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil ainda depende de mudanças que deverão ser feitas no plano de cargos e salários. Vagas para todos os níveis
Fernando Cezar Alves Publicado em 20/12/2016, às 14h23
A realização de um aguardado novo concurso público para a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap),no Distrito Federal, ainda depende da aprovação do novo plano de empregos, carreiras e remunerações, sem data confirmada para ocorrer. A seleção vem sendo anunciada desde maio de 2013, em decorrência da grande carência de servidores.
Embora a implantação do novo plano estivesse definida para ocorrer em janeiro de 2015, diversos pontos ainda estão em fase de discussão.
O acordo coletivo de trabalho da Novacap prevê a realização do concurso após a reestruturação das carreiras. A determinação está na cláusula 21 do acordo, que estabelece que, a partir de então "serão adotados todos os procedimentos visando a recomposição gradativa do quadro de empregos permanentes da companhia,por meio de concurso público".
Em maio de 2013 foram publicadas, em diário oficial, algumas alterações na proposta inicial prevista para o concurso. De acordo com o documento,entre outras, estão previstas pelo menos 2 vagas para o cargo de analista de sistemas, 9 para advogados e 27 para engenheiros, sendo 23 para engenheiro civil, 2 para engenheiro ambiental e 2 para engenheiro eletricista.
O último concurso da Novacap ocorreu em 1996.
A Novacap foi criada por lei em 19 de setembro de 1956, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, com a finalidade de gerenciar e coordenar a construção da nova capital do Brasil.Atualmente, funciona como empresa pública, tendo como sócios a União e o governo do Distrito Federal, respectivamente, com 48% e 52% das ações. É considerada o principal braço executor de obras do governo estadual,vinculada diretamente à Secretaria Estadual de Obras.