Novo concurso Abin pode fazer parte da próxima seleção unificada

Concurso ABIN (Agência Brasileira de Informação) pode ser realizado em decorrência da grande necessidade de servidores

Fernando Cezar Alves   Publicado em 11/07/2024, às 08h18

Concurso Abin: sede da Abin Google Maps

O próximo concurso Abin (Agência Brasileira de Informação) pode fazer parte de um novo Concurso Nacional Unificado. Ao menos essa é a intenção da agência, de acordo com ofício encaminhado pelo diretor-geral, Luiz Fernando Corrêa, para a ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck. Atualmente, a agência trabalha no sentido de nomear remanescentes do último certame, ainda em validade. De qualquer forma, a nova seleção já está em análise.   

Diz o texto do ofício encaminhado pela Abin:

"Algumas peculiaridades de seleção das Carreiras de Inteligência, em conformidade com os Artigos 13 e 14 da Lei nº 11.776, de 17 de setembro de 2008, tais como curso de formação e teste de aptidão física, são compatíveis com o modelo do CPNU"

Já está certo que o total de remanescentes que podem ser aproveitados pela agência não será suficiente para suprir a necessidade de pessoal. Por este motivo, a agência já começa a se programar para realizar um novo certame. O prazo de validade do último edital vai até agosto.

De acordo com informações divulgadas pela Associação dos Servidores da Abin (Intelis), atualmente a agência conta com um total de aproximadamente 80% do total de seus quadros vagos. Somente para o cargo de agente de inteligência a necessidade é de 882 servidores. De um quadro total de 937 vagas, apenas 55 estão preenchidas.

Concurso ABIN: saiba como foi a última seleção

O último concurso ABIN ocorreu em 2018, quando foram oferecidas 300 vagas, para cargos de níveis médio e superior. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cebraspe.

No caso de ensino médio, a seleção contou com uma oferta de 20 vagas para o cargo de agente de inteligência.

Para nível superior, a oferta foi para os seguintes cargos:

Para oficial técnico, as opções foram para as seguintes áreas de atuação:

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores