Seleção pública vai formar cadastro reserva nos níveis médio e superior; cargo com maior número de concorrentes é o de técnico de arquivo, que registrou 14.729 candidatos
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social divulgou o número de inscritos na seleção pública para a formação de cadastro reserva de pessoal nos níveis médio e superior. O cadastro é voltado para um total de 270 postos, sendo 16 para portadores de necessidades especiais.
Foram realizadas 38.130 inscrições. O cargo com maior número de concorrentes é o de técnico de arquivo, com 14.729 candidatos. A estatística completa pode ser encontrada no anexo ao lado.
OfertasCandidatos com o nível médio completo se candidataram ao cargo de técnico de arquivo (30). O salário é de R$ 2.683,83, com jornada de trabalho de 35 horas semanais.
Já os profissionais com nível superior concorrem ao posto de profissional básico e devem ter graduação em administração (70), análise de sistemas – desenvolvimento (40), contabilidade (70), comunicação social (10) ou economia (50). A remuneração inicial prevista é de R$ 8.423,86 para uma jornada de trabalho de 35 horas semanais.
O processo seletivo é voltado para futuras vagas na cidade do Rio de Janeiro. No entanto, de acordo com as necessidades de serviço, o candidato poderá ser lotado em unidade localizada em qualquer outra cidade onde o órgão atue ou venha a atuar, inclusive no exterior.
As provas estão previstas para o dia 27 de novembro e serão realizadas em Belém (PA), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). O candidato optou, quando da inscrição, pelo idioma e cidade de provas. Os locais dos exames serão informados a partir do dia 23 de novembro.
Mais detalhes podem ser obtidos com a Fundação Cesgranrio: (21) 2103-9600.
Renan Abbade/SP
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), fundado em 1952, é uma empresa pública federal que representa, hoje, o principal instrumento de financiamento de longo prazo para realização de investimentos em todos os segmentos da economia, incluindo dimensões social, regional e ambiental. Se destaca no apoio à agricultura, indústria, infraestrutura e comércio e serviços, oferecendo condições especiais para micro, pequena e média empresas. O BNDES também vem implementando linhas de investimentos sociais, direcionadas para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano.