Pacaembu/SP aplica provas para agente no domingo (17)

Exames estão marcados para às 9h, com três horas de duração. Os aprovados receberão R$ 686 mensais em jornada de 40 horas por semana

Redação   Publicado em 14/02/2013, às 15h12

Ocorrem no próximo domingo, dia 17, as provas objetivas para quem almeja ocupar o posto de agente comunitário de saúde no município paulista de Pacaembu.
Os testes terão início às 9h, na E.M.E.F. Manoel Teixeira Junior (rua Amador Rodrigues, 349 - Centro), e deverão ser respondidos no período máximo de três horas. A avaliação terá 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de conhecimentos específicos, 10 de língua portuguesa e 10 de matemática.  
Em até 30 minutos após o término dos exames, os candidatos inscritos para microáreas que exigem comprovação de títulos precisarão apresentá-los segundo especificado no edital.
Vagas - Ao todo são ofertadas 21 oportunidades, em igual número de microáreas, com 5% dos empregos reservados a pessoas com necessidades especiais.
A carreira exige residência na comunidade onde se vai atuar e ensino fundamental (com exceção dos profissionais que exerciam a função em 2006).
O agente comunitário de saúde, no município de Pacaembu, é responsável por adscrever famílias na microárea; cadastrar todas as pessoas da sua região de atuação e manter os cadastros atualizados; orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis; realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea, e acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade.
Para o desempenho destas tarefas, em jornada de 40 horas semanais, é concedido salário de R$ 686.
Pâmela Lee Hamer 

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.