Pará de Minas/MG: aprovada criação de 850 vagas

Seleção, que deverá ser feita em atendimento a determinações do Ministério Público, está prevista para ocorrer entre os meses de novembro e dezembro

Fernando Cezar Alves   Publicado em 08/08/2016, às 14h06

A Câmara Municipal de Pará de Minas, em Minas Gerais, aprovou, no último dia 21 de julho, o projeto de lei 24/2016,  que cria nada menos do que 850 vagas para preenchimento por meio de concurso público, que será realizado ainda no decorrer deste ano. O certame será feito no sentido de atender a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo prefeito Antônio Júlio em 29 de abril, em audiência de conciliação com o Ministério Público de Minas (MP-MG).

Agora, a expectativa é de que o projeto seja sancionado pelo prefeito no decorrer dos próximos dias, para que possam ser iniciados os preparativos para a realização do certame.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da prefeitura, o concurso está previsto para ocorrer entre os meses de novembro e dezembro. Os cargos, vagas e exigências, ainda serão divulgados pela administração.

Prepare-se para o concurso da Prefeitura de Pará de Minas/MG

VIDEOAULA PARA PREFEITURASPROVA ANTERIOR DE PREFEITURAS

O prefeito antecipou que a realização do concurso não deve gerar impacto financeiro, uma vez que será para substituição de contratados. “A Câmara vai desempenhar seu papel dentro do regime interno da casa. Estou cumprindo o compromisso firmado com o Ministério Público. Nós já estamos com tudo pronto e assim que o trâmite legal for finalizado, inciamos o processo com a empresa que prestará o serviço”, disse o prefeito.

A realização do certame foi o principal ponto acertado no termo de conciliação com o  MP-MG, na audiência presidida pela juíza Herilene de Oliveira Andrade e a promotora de justiça Juliana Maria Ribeiro da Fonseca Salomão, no sentido estabelecer prazos para que a atual gestão cumpra a determinação constitucional de contratar servidores por meio de concurso público.

Sobre Prefeitura Pará de Minas

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.