Parambu/CE fará concurso com 1.500 oportunidades

Seleção contará com oportunidades para quem possui níveis fundamental, médio e superior. Organizadora já está definida

Fernando Cezar Alves   Publicado em 12/12/2014, às 12h32

A prefeitura de Parambu, no Ceará, realizará concurso público para o preenchimento de 1.500 vagas, em diversos cargos, com oportunidades em todos os graus de escolaridade. Embora a relação de cargos, vagas, exigências e salários ainda não tenha sido divulgada, o que deve ocorrer somente com a liberação do edital, a prefeitura já anunciou a distribuição de oportunidades pelos níveis, sendo 600 para quem possui ensino fundamental, 500 para ensino médio e 400 para nível superior.

Destaque: E-book para Prefeitura. 

De acordo com informações divulgadas pela assessoria de imprensa da prefeitura, os interessados não precisarão esperar muito tempo, uma vez que a publicação do edital deve ocorrer até sexta-feira, dia 19.

A organizadora, já escolhida, será a Consulplam Consultoria Pública-Privada e Assessoria Municipal.

Regularização

O concurso será realizado com o objetivo de atender a uma decisão judicial que determina o afastamento de servidores temporários e a imediata realização de concurso público.

Em 6 de outubro, a juíza da comarca de Parambu, Ana Célia Pinho Carneiro, estabeleceu um prazo com data limite de 31 de dezembro de 2014 para que o município pudesse se programar e realizar o certame. Em caso de descumprimento da decisão, a prefeitura deverá pagar uma multa diária de R$ 10.000.

O Ministério Público vem insistindo pela realização de concurso no município desde 2006, uma vez que, na época, de 2042 servidores, 1.750 não eram concursados, com apenas 292 efetivos.  

Sobre Prefeitura Parambu

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.