Moradores da região metropolitana de Curitiba terão a oportunidade de prestar o concurso da Prefeitura de Paranaguá. Edital sairá em breve e maior parte das vagas será para agente
Fernando Cezar Alves Publicado em 16/04/2015, às 15h03
A Prefeitura de Paranaguá, no Paraná, ainda está em fase de elaboração do edital de seu concurso público, que visa preencher 252 vagas em diversos cargos, na área de saúde. A expectativa é de que a publicação ocorra ainda neste semestre. A banca organizadora já foi escolhida e será a Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Extensão da Unisul (Faepesul).
As contratações serão para atuar no Estratégia Saúde da Família (ESF), no atendimento básico. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o concurso, que vem sendo planejado desde o final de 2014, foi autorizado pelo prefeito no sentido de atender um pedido da secretária municipal de saúde, Terezinha Flenik Kersten.Do total de oportunidades, 198 serão para agentes comunitários de saúde (sendo 158 para preenchimento imediato e 40 para formar cadastro reserva de pessoal), 20 técnicos de enfermagem, 20 enfermeiros, 12 médicos e dois supervisores, estes em regime de cadastro reserva de pessoal. Atualmente, as equipes trabalham por meio de contratos temporários.
De acordo com o prefeito, o salário-base dos agentes comunitários de saúde será de R$ 1.014, que corresponde ao piso nacional da categoria. Também ressaltou que autorizou o pagamento do adicional de insalubridade, que não vinha sendo paga desde a gestão anterior. Com isto, o pagamento vem sendo feito desde 2014.
Destaque: Simulado para Prefeitura.
Ainda de acordo com a assessoria da prefeitura, a realização do concurso é uma promessa do prefeito junto à categoria de agentes comunitários de saúde, que trabalhava com contratos temporários. A promessa foi feita em setembro de 2014, em reunião com os profissionais, o sindicato da categoria, a secretária municipal de saúde e o vereador Arnaldo Maranhão, que intermediou o encontro.
Matéria atualizada em 16/04 às 15h01
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.