Paranatinga/MT vai reiniciar licitação para concurso

Um novo edital será publicado nos próximos dias. Seleção contará com 264 vagas, distribuídas por diversos cargos, já definidos

Fernando Cezar Alves   Publicado em 21/01/2015, às 14h46

Em decorrência de alguns entraves administrativos, a Prefeitura de Paranatinga, em Mato Grosso, deve republicar, nos próximos dias, o edital de  licitação para escolha da organizadora de seu concurso público. O processo já havia sido iniciado, com recebimento de propostas em 14 de outubro. Porém, alguns pontos estão sendo questionados em relação ao edital, o que levou a administração a reiniciar o processo.

O concurso contará com uma oferta de 264 vagas, sendo 97 para cargos com exigência de ensino fundamental incompleto, 11 para fundamental completo, 66 para ensino médio e 90 para nível superior. Os cargos já estão definidos, mas as remunerações somente serão anunciadas com a publicação do edital, após a escolha da banca.

Fundamental incompleto

Quem possui ensino fundamental incompleto poderá concorrer aos cargos de agente de serviços gerais (12 vagas), agente de serviços gerais para casa transitória “Coração de Maria” (duas), agente de serviços gerais  para área rural – Santiago do norte e Salto da Alegria (duas), agente de limpeza pública I – gari (20), agente de limpeza pública II – coletor de lixo (15), agente de mão de obra pesada (30),  borracheiro (uma), carpinteiro (três), motorista de veículo pesado (quatro), motorista de veículos leves (uma), operador de máquinas rodoviárias para moto niveladora e pá carregadeira (quatro) e vigia (três). Para motorista de veículos leve é exigida CNH “C”. Para motorista de veículos pesados, CNH “E”. Para operador de máquinas rodoviárias, CNH “D”. Para agente de serviços gerais para a a casa coração de Maria, habilidades com crianças e para os demais cargos, experiência anterior.

Fundamental completo

Para fundamental completo, as opções são para agente de fiscalização tributária I (quatro), agente de fiscalização de obras (uma), agente de fiscalização de posturas (quatro) e eletricista de rede (duas), todos com necessidade de experiência.

Médio

No caso de ensino médio, técnico de laboratório de análises clínicas (duas, com formação técnica), apoio administrativo educacional (12),  apoio administrativo educacional I – merendeira (seis), apoio administrativo educacional I – TDI (cinco), apoio administrativo educacional I – com CNH (quatro), agente administrativo II (dez), agente de fiscalização tributária II – posto fiscal e fiscal volante (quatro), agente de vigilância e fiscalização sanitária (duas), atendente de consultório odontológico – auxiliar de saúde bucal (duas), cuidador de crianças para casa transitória “Coração de Maria“ (quatro), recreador infantil (três), técnico em informática com conhecimentos específicos (uma, com formação básica comprovada como técnico de informática), técnico de enfermagem para área rural do Pontal do Piranha (três), técnico administrativo educacional II (três) e professor auxiliar com habilitação em ensino médio (cinco).  É exigida experiência anterior, exceto para os cargos técnicos.

Superior

Por fim, para nível superior, as opções são para arquiteto (uma), assistente social (uma), bioquímico (duas), engenheiro civil (uma), enfermeiro padrão (uma), médico clínico geral (uma), médico pediatra (uma), médico ortopedista (um), médico veterinário (uma), psicólogo (uma), professor (75), professor B em educação física (duas), professor B  em libras (uma) e nutricionista (uma).

Matéria atualizada em 21/01 às 14h45

Sobre Prefeitura Paranatinga

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.