Parauapebas/PA tem 150 vagas para guarda municipal

Para concorrer, o candidato deve, entre os principais requisitos, possuir o ensino médio completo e idade mínima de 18 anos na data da matrícula no curso de formação; salário é de R$ 1.711,50 para jornadas de trabalho de 40 horas semanais

Renan Abbade   Publicado em 26/03/2014, às 15h04

A prefeitura de Parauapebas, no Estado do Pará, abriu as inscrições do concurso que vai preencher 150 oportunidades no cargo de guarda municipal. Das ofertas, 120 são para homens e 30 para mulheres.

Para concorrer, o candidato deve, entre os principais requisitos, possuir o ensino médio completo e idade mínima de 18 anos na data da matrícula no curso de formação.

O salário é de R$ 1.711,50 para jornadas de trabalho de 40 horas semanais, organizadas em regime de plantões diurnos e noturnos.

As inscrições acontecem até o dia 24 de abril pelo site www.fundacaocetap.com.br e o valor da taxa de participação é de R$ 60.

A seleção terá as etapas de prova objetiva de múltipla escolha, teste de avaliação física, avaliação psicológica, além de curso de formação de guarda municipal.

Com duração de três horas e meia, as avaliações objetivas estão marcadas para o dia 18 de maio, em locais e horários a serem informados a partir de 7 de maio.

Os exames trarão questões de língua portuguesa (20), legislação (20) e conhecimentos gerais (10).

Não serão reservadas vagas aos portadores de necessidades especiais em virtude das atribuições do cargo.

Atribuições básicas
Proteção dos bens públicos e municipais, serviços e instalações, controle, apoio aos órgãos de fiscalização e educação ambiental, segurança de sua população, e complementar apoio às atividades de Segurança Pública do Estado, fundamentada nos princípios da hierarquia e da disciplina, com sua atuação orientada pelos seguintes princípios: respeito à dignidade humana; respeito à cidadania; respeito à justiça; respeito à legalidade democrática; respeito à coisa pública.


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Sobre Prefeitura Parauapebas

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.