Publicação do edital está prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2015. Exigências e salário ainda serão confirmados
Fernando Cezar Alves Publicado em 27/10/2014, às 12h26
A Prefeitura de Parnaíba, no Piauí, realizará concurso público para o preenchimento de dez vagas para o cargo de professor de educação física. De acordo com a secretária municipal de educação interina, Valéria Silva, a publicação do edital deve ocorrer do primeiro semestre de 2015. Exigências e salários ainda serão confirmados.
Em declaração recente, a secretária adiantou que o edital já está praticamente pronto, mas que somente será liberado em 2015 em decorrência de entraves resultantes do período eleitoral.
De acordo com informações divulgadas pela assessoria de imprensa da prefeitura, a cidade possui de 12 a 15 educadores físicos atuando nas escolas da rede municipal. Além disso, outros sete profissionais passam por capacitação, através de estágios. A realização do concurso vem sendo planejada desde audiência pública na câmara dos vereadores, realizada em fevereiro.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.