Parobé/RS promove concurso para 516 vagas e cadastro

O salário oferecido pode chegar a R$ 5,5 mil. O prazo das inscrições termina em 18 de dezembro

Camila Diodato   Publicado em 03/12/2013, às 15h46

A Prefeitura de Parobé, localizada a 75 km da capital gaúcha, realiza concurso público que oferece 516 vagas, mais formação de cadastro reserva, para profissionais com diversos níveis escolares. A remuneração varia entre R$ 725,08 e R$ 5.577,52, para jornadas de 20 a 40 horas por semana.
Para participar, o interessado deverá entrar no site www.fundatec.org.br e preencher a ficha de inscrição até 18 de dezembro. Organizadora do certame, a Fundatec disponibilizará computadores para quem não tem acesso à internet, durante o mesmo período de inscrições, na rua Professor Cristiano Fischer, nº 2012 – Bairro Partenon - em Porto Alegre/RS, com o horário de atendimento ao público das 9h às 17h. A taxa é de R$ 30 (nível fundamental), R$ 60 (médio) e R$ 90 (superior). 
Será aplicada uma prova teórico-objetiva com perguntas de múltipla escolha para todos os cargos no dia 12 de janeiro de 2014. A avaliação acontecerá no município de Parobé em locais e horários a serem publicados futuramente no jornal de circulação local, no mural da prefeitura e no website da organizadora. Haverá ainda prova de títulos para os cargos de professores e prova prática para motorista e operador de máquinas.
Carreiras
Candidatos com ensino fundamental podem concorrer aos postos de agente de endemias (4 + CR), motorista com CNH D (4 + CR), operador de máquinas com CNH D (7 + CR), operário – serviços gerais (8 + CR) e operário especializado (8 + CR). Para nível médio/técnico, há oportunidades para agente administrativo (6 + CR), agente fiscal (10 + CR), secretário de escola (20 + CR), técnico em edificações (5 + CR), técnico em enfermagem (20+ CR), telefonista (1 +CR) e tesoureiro (1 + CR).
Quem possui nível superior tem chances para os cargos de assistente social (7 + CR), arquiteto (2 + CR), biblioteconomista (1 + CR), biólogo (2 + CR), enfermeiro (2 + CR), engenheiro agrônomo (1 + CR), engenheiro civil (2 + CR), engenheiro eletricista (1 + CR), engenheiro químico (1 + CR), farmacêutico (1 + CR), fisioterapeuta (2 + CR), geólogo (2 + CR), instrutor de esportes (4 + CR), veterinário (1 + CR), odontólogo (1 + CR) psicólogo (3 + CR) e terapeuta ocupacional (1 + CR). Existem também vagas para professores especializados em artes (10 + CR), ciências (17 + CR), educação física (21 + CR), educação infantil (125 + CR), ensino religioso (8 + CR), geografia (14 + CR), história (15 + CR), inglês (7 + CR), espanhol (7 + CR), língua portuguesa (20+ CR), matemática (24 + CR) e anos iniciais (120 + CR).

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.