Concurso PC ES: prova e gabarito para cargo de delegado

Oferta do concurso PC/ES (Polícia Civil do Espírito Santo) é de 33 vagas para o cargo de delegado, que requer nível superior em direito e três anos de prática forense

Patricia Lavezzo   Publicado em 12/07/2019, às 14h40

Divulgação

A prova objetiva do concurso PC/ES (Polícia Civil do Espírito Santo) para o cargo de delegado será aplicada neste domingo, dia 14 de julho. O candidato já pode conferir os locais de realização do exame no site do Instituto Acesso, que é o organizador da seleção.

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, contemplará 100 questões de múltipla escolha que versarão sobre direito penal, direito processual penal, direito administrativo, criminologia, direito constitucional, direitos humanos, direito civil, medicina legal judiciária e legislação estadual.

Com duração máxima de cinco horas e trinta minutos, a avaliação será aplicada na Região Metropolitana de Vitória/ES, no período da tarde. O gabarito preliminar e o caderno de questões serão divulgados no site da organizadora na segunda-feira, dia 15 de julho. 

O concurso PC/ES ainda contará com as seguintes fases, eliminatórias e/ou classificatórias: prova escrita; exame de aptidão física; exame de sanidade física e mental; exame psicotécnico; prova oral; avaliação de títulos; sindicância da vida pregressa; e curso de formação profissional ministrado pela Academia de Polícia Civil.

Mais informações sobre o concurso PC ES

O concurso PC/ES visa o provimento de 33 vagas para o cargo de delegado, sendo duas reservadas a pessoas com deficiência. A seleção conta com 16.119 inscritos (16.119 para ampla concorrência e 207 para pessoa com deficiência). 

Para ingressar na carreira é necessário possuir diploma de conclusão de curso de nível superior em direito, além de ter três anos de prática forense, após a conclusão do curso, ou três anos de atividade policial, em qualquer instituição de segurança pública.

A remuneração inicial é de R$ 10.058,56, para jornada de trabalho de 40 horas semanais em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva. Nos termos da legislação em vigor, eventualmente o delegado de polícia poderá receber outras vantagens financeiras decorres de promoção, progressão, serviço extraordinário, indenização suplementar de escala operacional, indenização para aquisição de uniforme, gratificação de acúmulo de titularidade, gratificação de chefia, gratificação de função e bônus pecuniário.

De acordo com o edital do concurso PC/ES, são atribuições do delegado: 

Leia também

Concurso Cremerj para 1.001 vagas: saiu convocação para prova
Concurso Crefono 5 terá edital com vagas para três cargos
Embasa BA deve confirmar em breve banca do concurso 2019 para 879 vagas
PM SP define banca para novo concurso de 2.700 vagas
Definida banca para novo concurso MP MT de promotor