Concurso PC SE: último dia de inscrição para delegado

O edital conta com dez oportunidades, destinadas a candidatos que possuem o nível superior em direito

Patricia Lavezzo   Publicado em 20/08/2018, às 09h35

A Polícia Civil do Estado de Sergipe (PC/SE) encerrará às 18h desta segunda-feira (20) as inscrições do concurso público para delegado de polícia substituto. Oportunidade é de dez vagas, sendo duas reservadas a pessoas com deficiência e uma para os afrodescendentes. 

De acordo com o edital, a lotação dos participantes será nas unidades do órgão sediadas no interior do Estado, respeitando-se a ordem de classificação dos candidatos aprovados nomeados e conforme a necessidade do órgão.

O cargo exige diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior de bacharelado em direito, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A remuneração inicial é de R$ 11.000 para jornada de trabalho de 36 horas semanais. 

Entre as atribuições, estão: supervisionar as atividades específicas da administração policial, coordenando e controlando essas atividades, promovendo investigações, abertura de inquéritos e adotando outras providências, para determinar medidas legais e outras soluções de interesse da segurança pública; exercer atividades de direção, coordenação e fiscalização pertinentes à Polícia Civil, distrital, regional e especializada.

Como participar do concurso da PC SE

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) é o responsável pela organização e execução do processo de seleção. Asinscrições devem ser realizadas no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/pc_se_18_delegado

Será cobrada uma taxa de participação, no valor de R$ 249, e o seu pagamento deverá ser efetuado até o dia 11 de setembro, observado o horário de funcionamento da rede bancária. 

Provas do concurso da PC SE 2018

A primeira etapa a ser disputada pelos candidatos será a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contará com 150 itens, sendo 30 de conhecimentos gerais e 120 de conhecimentos específicos. As avaliações valerão 150 pontos e o julgamento de cada item será certo ou errado.

Com cinco horas de duração, a prova será aplicada na cidade de Aracaju/SE no dia 21 de outubro, no período da tarde. O edital de convocação, contendo os locais e horários do exame, será publicado no site do Cebraspe a partir do dia 11 desse mesmo mês. 

Serão convocados para a prova discursiva os candidatos aprovados na objetiva, até o limite de 350 classificados. Ela será constituída de uma questão, a ser respondida em até 20 linhas, acerca do Estado de Sergipe; e duas questões, a serem respondidos em até 30 linhas cada, acerca dos conhecimentos específicos para o cargo.

O certameainda será composto das seguintes etapas: prova de capacidade física; exame psicológico; exame toxicológico; sindicância de vida pregressa; prova oral; avaliação de títulos; e curso de instrução e preparação técnico-profissional.