O "Guru dos Concursos", William Douglas, esclarece as principais dúvidas que costumam surgir na cabeça de quem decide prestar um concurso público
Em quase todo serviço de atendimento ao cliente, ao menos de grandes empresas, existe uma área com as perguntas mais frequentes feitas à empresa. O chamado FAQ foi criado para facilitar a vida do usuário do dado serviço disponibilizando a resposta para algumas questões mais corriqueiras. Em minhas colunas sempre procuro esclarecer as dúvidas de concurseiros que entram em contato, além de abordar alguns temas relevantes à preparação, como: concentração, foco e técnicas. Hoje, selecionei algumas das perguntas mais frequentes sobre concursos e falarei um pouco mais sobre elas.
Quais dicas dar para um candidato se preparar? E quais tipos de materiais usar para estudar?Existe um grande número de dicas para aprimorar o estudo para os concursos e, igualmente uma série de erros, tais como: falta de confiança, técnicas inadequadas de estudo, motivação inadequada (ou inexistente), falta de foco e de planejamento etc.
De maneira geral, uma dica importante é estudar com técnica. No entanto, mesmo as técnicas de estudo variam muito de pessoa para pessoa, afinal, aquilo que funcionou para o melhor aluno do cursinho, pode não ter o mesmo efeito para você. Cada um tem um estilo próprio e isso também se aplica à preparação para concursos.
Nenhuma técnica está “escrita na pedra”. É sempre possível modificá-la para melhor atender às suas necessidades, isso é o que chamo de personalização. As características pessoais irão moldar as melhores estratégias e os resultados virão quanto mais intimidade tivermos com a técnica. Outras dicas são: assistir às aulas com afinco. Ler livros, códigos, doutrina, súmulas, enfim, todo o material que puder dar suporte ao estudo. Finalmente, fazer resumos para sempre retomar o conteúdo e não deixar nunca de fazer exercícios, que são ferramentas essenciais para a aprovação. E, por último, mas não menos importante, ter um bom quadro horário e respeitá-lo.
Em uma prova, quais questões fazer primeiro, e como se organizar para realização da prova?Uma coisa que é muito dita, e que ratifico, é que você não deve perder tempo nas questões que não sabe/não tem certeza das respostas. A prova deve ser feita levando em consideração o seu conhecimento aliado a uma divisão do tempo bastante rigorosa. É necessário prever tempo para marcação do cartão, para a leitura e interpretação das questões e textos e de revisar, preferencialmente duas vezes.
Parece, a princípio, muita coisa, mas é algo que você desenvolve com o tempo e muita prática. Portanto, é necessário treinar fazer provas, seja com provas anteriores, simulados ou provas reais.
Para além do treino, para uma boa prova é necessário preparo emocional, tranquilidade, reduzir a ansiedade. No meu site existem checklists que recomendo a todos os Concurseiros. São instruções que, certamente, irão reduzir suas preocupações no dia da prova.
Quando o candidato deve fazer uma pausa para descanso? De muito pouco adianta estudar por horas a fio sem que este estudo seja produtivo, ou seja, sem qualidade. Para que o estudo renda sugiro, pelo menos, 10 a 15 minutos de descanso a cada hora ou hora e meia de estudo concentrado.
Uma vez por semana, recomendo suspender as atividades para efetivamente descansar. Chamo esse período de descanso de shabat. Respeitar o shabat semanal é um pressuposto para se sair bem na prova, manter a produtividade e reduzir o estresse de concurseiro.
Espero que a conversa de hoje tenha sido esclarecedora e que esse FAQ sirva para você mudar algumas atitudes e investir mais em sua preparação.
William Douglas é juiz federal, professor universitário, palestrante e autor de mais de 40 obras, dentre elas Como Passar em Provas e Concursos e As 25 Leis Bíblicas do Sucesso. Site: www.williamdouglas.com.br. Acompanhe-o nas redes sociais (@site_wd, @site_wd2 e William Douglas - Facebook).