O concurso da Petrobras poderá ser organizado pela Fundação Cesgranrio, que possui contrato com vigência até 2028
Fernando Cezar Alves Publicado em 25/02/2025, às 13h38 - Atualizado às 14h54
Segue em fase de estudos a realização de um novo concurso Petrobras. A seleção é aguardada desde setembro de 2024, quando a empresa contratou a banca organizadora para novos certames. A escolhida é a Fundação Cesgranrio, com vigência até 7 de julho de 2028. Desta forma, a empresa será responsável pelos novos processos que forem realizados durante esse período. Mas a data de liberação do próximo edital ainda deve ser confirmada.
Por enquanto, ainda não há uma definição sobre cargos e vagas que poderão ser oferecidos em um próximo concurso da empresa.
De qualquer forma, quem pretende participar deve ficar atento para novidades, que poderão ser divulgadas no decorrer dos próximos meses.
A tendência é de que sejam oferecidas oportunidades para cargos de nível superior, não contemplados na última seleção, realizada em 2023.
O último concurso Petrobras ocorreu em 2023, com vigência até dezembro de 2025, e contou com 6.412 vagas de nível técnico, com salário inicial de R$ 5.878,82. Entre as oportunidades em disputa, 916 foram para contratação imediata e 5.496 para formação de cadastro reserva. Na ocasião, a banca organizadora foi o Cebraspe.
Com lotação em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco, as oportunidades foram distribuídas entre 16 áreas de atuação:
Os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva, que cobrou a resolução de 100 questões do tipo "certo" ou "errado", abordando conteúdos sobre língua portuguesa, matemática e conhecimentos específicos.
concursos concursos federais concursos 2025 provas anteriores
Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) é uma empresa de capital aberto, cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil (União), sendo, portanto, uma empresa estatal de economia mista. Com sede no Rio de Janeiro, opera atualmente em 25 países, no segmento de energia, prioritariamente nas áreas de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo, gás natural e seus derivado. Proprietária de refinarias, petroleiros e grande distribuidora de derivados de petróleo, a Petrobras é líder mundial no desenvolvimento de tecnologia avançada para a exploração petrolífera em águas profundas e ultraprofundas.