Oportunidades serão para os cargos de agente comunitário de saúde e agente de saúde. Edital previsto para ser publicado em fevereiro
Fernando Cezar Alves Publicado em 18/02/2016, às 11h43
A Prefeitura de Petrópolis, no Rio de Janeiro, está em fase final de análise das propostas para escolher a banca organizadora do concurso público autorizado pelo prefeito Rubens Bomtempo, em 18 de janeiro, para o preenchimento de 84 vagas, sendo 74 para o cargo de agente de saúde e dez para agentes de endemias. Segundo responsáveis pelo setor de compras e licitações, a intenção é de que a confirmação da empresa seja feita no decorrer da próxima semana.
Para concorrer ao cargo de agente comunitário de saúde é necessário possuir ensino fundamental completo e residir na área onde irá atuar. Para agente de saúde, as condições ainda serão confirmadas.
A remuneração dos cargos ainda deve ser confirmada e a expectativa é de que a seleção seja realizada de forma bastante rápida, com intenção de publicar o edital ainda em fevereiro.
“ Com essas contratações, vamos suprir a demanda da Rede de Atenção Básica e garantir profissionais nas novas unidades que estão sendo construídas”, ressaltou o secretário de saúde Marcus Curvelo, quando da autorização do concurso.
Na ocasião, o prefeito anunciou a ampliação da Rede de Atenção Básica, com a implantação de mais três unidades de saúde da família em Caxambu, Posse e alto Independência. De acordo com ela, as obras destas unidades estão em fase final e devem atender aproximadamente sete mil famílias, aumentando a cobertura de atenção básica nessas localidades.
Além do concurso, o prefeito anunciou a convocação de mais 28 agentes de apoio administrativo aprovados em concurso realizado em 2011, que devem atuar nas unidades de saúde da família. “Os postos de saúde fecham no horário de almoço e, com estes profissionais, garantiremos pessoal também para este horário, mantendo as unidades abertas e atendendo a população”, disse o prefeito.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.